Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Mulher condenada por homicídio é presa após ser reconhecida pelo Smart Sampa

A Polícia Municipal prendeu nesta quarta-feira (26) uma mulher de 43 anos condenada a mais de 20 anos de prisão por crimes violentos, como homicídio e roubo com uso de arma, e procurada desde 2023. A captura ocorreu após a foragida ser identificada por câmeras de reconhecimento facial do programa Smart Sampa quando ela entrava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaçanã, na Vila Nilo, Zona Norte da capital.
Apesar de condenada por crimes como furto, roubo majorado (com violência) e homicídio qualificado (por motivo torpe, fútil ou com uso de meio cruel, como tortura), a mulher chegou a cumprir pena em regime aberto, mas teve a progressão revogada após descumprir obrigações judiciais. Ela era procurada desde abril de 2023, quando a Justiça de São Paulo expediu um mandado de prisão em seu nome.
Após ser detida, a criminosa foi encaminhada ao 73º Distrito Policial, no Jaçanã, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Prisômetro
A prisão foi contabilizada no balanço do programa Smart Sampa, que às 19h35 desta quarta-feira (26) já acumulava os seguintes números desde sua implementação:
917 foragidos capturados desde julho de 2024
598 foragidos presos somente em 2025
2.109 prisões em flagrante desde julho de 2024
51 pessoas desaparecidas encontradas desde julho de 2024
O Smart Sampa tem sido um dos principais aliados na segurança pública da capital, permitindo a identificação rápida de criminosos foragidos e a recuperação de pessoas desaparecidas.
Inteligência na Segurança Urbana
O Smart Sampa é o mais moderno e completo sistema de monitoramento da América Latina, contabilizando mais de 25 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital, especialmente nas áreas de divisa com outras cidades. Do total, 4 mil câmeras contam com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos.
Os equipamentos possuem algoritmos avançados capazes de realizar reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e emissão de alertas de invasões. O sistema está integrado aos bancos de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para localização de pessoas desaparecidas, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) para captura de foragidos da Justiça, e está em processo de conexão com o Córtex, do governo federal, para identificação de veículos roubados ou furtados.
O projeto inovador também permite a integração com diversos órgãos públicos, proporcionando maior agilidade no atendimento ao cidadão. Entre os parceiros estão o SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil, garantindo uma resposta rápida e eficiente em situações emergenciais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk