Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Programa Smart Sampa inaugura Central de Monitoramentos na primeira semana de julho, no centro da capital
Com uma estrutura tão moderna quanto o Programa, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana inaugura na 1ª semana de julho, a nova e definitiva Central de Monitoramentos do Programa Smart Sampa – maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes da cidade de São Paulo.
O novo prédio contará com cerca de 300 agentes da Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil, devidamente capacitados a operarem o monitoramento 24h das câmeras com novas tecnologias.
Até o momento, a cidade de São Paulo conta com mais de 13 mil câmeras em operação na plataforma Smart Sampa, todas elas com tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que permitem alertas antecipados de atos de vandalismo, furtos e identificação de placas de veículos roubados, dentre outros inúmeros benefícios que os equipamentos trarão para a gestão municipal, garantindo uma pronta resposta na segurança da população.
A nova central de monitoramentos ficará no Centro Histórico da capital, na Rua VX de Novembro, equipada com três andares que comportarão todo o aparato de equipamentos e profissionais capacitados que o Programa necessita. Haverá um espaço dedicado a imprensa, painéis de led com atualizações sobre a cidade e o monitoramento funcionará 24h.
O Programa Smart Sampa prevê 20 mil câmeras instaladas e em operação na capital até o fim do ano. Junto a essas câmeras da prefeitura, poderão ser integradas mais 20 mil câmeras de segurança privadas, de empresas, consórcios e munícipes, que poderão juntar-se a plataforma Smart Sampa, sem nenhum custo, por meio de inscrição de um edital de chamamento público, a ser lançado nos próximos dias.