Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025 | Horário: 12:02
Compartilhe:

Operação Paulista Mais Segura tem aprovação de frequentadores da mais famosa avenida de São Paulo

Força-tarefa criada pela Secretaria de Segurança Urbana registrou 18 ocorrências e oito prisões em um mês de funcionamento, ampliando sensação de segurança na região

Quem circula pela Avenida Paulista, o mais famoso ponto da cidade de São Paulo, tem em comum a mesma sensação: o monitoramento feito pela Polícia Municipal no local foi ampliado, trazendo mais segurança para os frequentadores. O cenário é resultado da Operação Paulista Mais Segura, força-tarefa criada pela Secretaria de Segurança Urbana da capital para reforçar o policiamento e coibir a criminalidade na região. Em um mês de funcionamento, completado nesta segunda-feira (21), foram registradas 18 ocorrências, com oito prisões efetuadas – duas delas após os indivíduos terem sido identificados pelas câmeras inteligentes do Smart Sampa.

Dentre os mais satisfeitos estão os frequentadores assíduos, como o aeronauta aposentado Marcos Fábio de Sousa, que fala com propriedade e entusiasmo sobre as mudanças. “Visito semanalmente a Paulista e a percepção é que realmente aumentou a segurança. É muito bom ver as viaturas e o policiamento. Traz mais tranquilidade para a gente”, comenta.

A Operação tem incentivado até mesmo aqueles que evitavam a avenida por receio da criminalidade a retomarem seus passeios – e na companhia da família, para aproveitar os diversos atrativos disponíveis.

“Eu não andava mais a pé pela Paulista. A gente vê as notícias, muita violência. Estou achando o policiamento exemplar, nos trouxe muita segurança. Voltei a andar com tranquilidade”, comentou a advogada Daniela Ferrari, que curtia a tarde com a filha Alícia, de 10 anos.

Pronta atuação

Entre as ocorrências observadas, destaque para a prisão de uma traficante vendendo drogas embaixo do Viaduto Okuhara Koei, na ligação da Dr. Arnaldo com Consolação. Com ela, agentes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) encontraram 51 pedras de crack e R$ 1.819 em dinheiro, incluindo cédulas de diversos valores e moedas. De acordo com os agentes, essa quantidade de drogas resultaria em até 350 porções para venda.

Os agentes da Polícia Municipal também atuaram prontamente para a prisão de um indivíduo após um furto de facas em um estabelecimento comercial e durante uma tentativa de roubo praticada por um homem armado com uma faca e que ameaçou funcionários e clientes de um supermercado.

Monitoramento permanente

O perímetro de atuação do Paulista Mais Segura compreende quase três quilômetros de extensão – 18 quadras em seu total – entre a Praça do Ciclista até a Praça Oswaldo Cruz, com especial atenção nos trechos próximos às estações de Metrô, entorno do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Rua Augusta e áreas adjacentes ao Consulado Japonês.

O monitoramento é realizado 24 horas por dia, de domingo a domingo, via policiamento fixo e motorizado realizado por 376 agentes da Polícia Municipal. O patrulhamento conta com reforço de 45 viaturas, sendo nove da Inspetoria de Ações Especiais (IOPE), e 18 motocicletas, além de quatro agentes com bicicletas, quatro com patins, cães, e equipe bilíngue para o atendimento dos turistas.

“Essas estratégias trabalhadas em conjunto se complementam e trazem resultados muito positivos. Tanto os visitantes e turistas, quanto as pessoas que trabalham por aqui e que têm comércios nos procuram para dizer que se sentem mais seguras”, afirma o Inspetor de Divisão Elizeu Delfino de Oliveira Júnior.

O Programa Smart Sampa também está integrado à ação com a presença de 52 câmeras inteligentes equipadas com sistema de reconhecimento facial, além de dois drones sobrevoando a região, patrulhamento do Smart Dog, o cão-robô com sistema de monitoramento do fluxo de pessoas e transmissão de dados em tempo real, e o Smart Bus como base de apoio em comunicação direta com a central de monitoramento.

“A região da Paulista recebe não apenas pessoas de todo o Brasil, mas de todo o mundo. Por isso, é uma operação importante para a população e, também, para mostrar o trabalho da nossa corporação”, destaca a Subinspetora Rosana Almeida.

collections
Galeria de imagens