Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025 | Horário: 11:17
Compartilhe:

Polícia Ambiental impede obra irregular em área de preservação na Zona Sul

Agentes identificaram movimentação de terra para construção de um lago em terreno às margens da Represa Billings; uma retroescavadeira foi apreendida
Máquina retroescavadeira na cor laranja parada ao lado de obra com movimentação de terra

Sob a plataforma combativa de preservação ao Meio Ambiente, uma operação realizada nesta quarta-feira (16/04) pela Superintendência de Ações Especializadas e Ambientais (SAE) da Polícia Municipal Ambiental de São Paulo impediu obra irregular que realizava movimentação de terra dentro de uma área de proteção ambiental (APA) às margens da Represa Billings, na Zona Sul de São Paulo.

A ação ocorreu na Estrada do Massão, 900, Cipó do Meio, durante patrulhamento das equipes da Polícia Municipal Ambiental. No local, os agentes identificaram uma retroescavadeira da marca Fiatallis, modelo FB 802, operando em um terreno onde estavam sendo feitas movimentações de terra, início de construção e escavação de um lago.

Ao ser questionado pelos agentes, o responsável pela área declarou que não tinha título de propriedade e que também não tinha autorização, alvará ou licença para construção naquela área. Apesar da irregularidade, ele permitiu o acesso da equipe ao local.

Após inspeção, foi confirmado que o terreno está situado na Área de Proteção Ambiental Municipal (APA) Capivari Monos e Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings, em zona classificada como de interesse social e público, dentro do Parque Natural Municipal Cratera de Colônia.

Diante dos fatos, foi lavrado auto circunstanciado e o proprietário foi conduzido à 2ª Delegacia de Crimes Ambientais (DPPC). A perícia foi acionada para vistoria técnica da área, e a máquina utilizada foi apreendida.

collections
Galeria de imagens