Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Prefeitura de São Paulo amplia frota da GCM com veículos elétricos, de baixo carbono
Mais uma ação inovadora da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), em reforço à segurança na capital se concretiza nesta quarta-feira (08) com a ampliação da frota da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Em evento na Praça da Sé, será realizada a entrega de 50 novas viaturas elétricas, modelo JAC E-JS4, consolidando São Paulo como referência em sustentabilidade e modernização no policiamento urbano.
As 50 novas viaturas foram viabilizadas por meio de contrato de locação válido por cinco anos e representam um investimento de R$ 944.750,00 mensais. Além de reduzir a emissão de gases poluentes, os veículos elétricos proporcionam maior economia no consumo energético e operam de forma mais silenciosa, otimizando as atividades da Guarda Civil Metropolitana.
As 50 viaturas serão alocadas na região central da cidade, no centro (Sé) e Vila Mariana. A iniciativa integra o novo Modelo de Policiamento Específico, com patrulhamento itinerante em pontos estratégicos como o Triângulo SP, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e outros marcos históricos da cidade.
Conforme explica o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, a estratégia visa ampliar a sensação de segurança e coibir delitos em praças, terminais de ônibus, bolsões de transporte público e calçadões. “Mais um importante investimento para o combate à criminalidade e que vai qualificar o monitoramento. Uma tecnologia moderna e não poluente a serviço da população, e que também contribui de forma significativa com o trabalho dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana”, observa.
Reforço histórico para a frota
A entrega das viaturas elétricas marca mais um avanço no compromisso da gestão municipal com a segurança urbana. Em 2016, o efetivo da GCM contava com 146 viaturas. Em 2023, 230 novos veículos foram entregues e em 2024; 330. Hoje com a entrega de mais 50 veículos, a GCM conta com 610 novas viaturas equipadas com as melhores tecnologias que irão facilitar suas condições de patrulhamento 24h e consequentemente garantir uma resposta mais eficaz na segurança da população. Outras cinco novas viaturas descaracterizadas complementam o lote, sendo destinadas à SMSU, ao Comando Geral e ao Smart Sampa.
Reforço na região central
Em um ano, entre 2023 e 2024, foram contratados 2.000 novos Guardas-civis municipais. Hoje, a região central conta com 2.100 agentes da GCM em rondas 24h com apoio de 195 viaturas e 158 motos. Com a entrega das viaturas elétricas, o efetivo contará com um total de 245 veículos. Mensalmente, cerca de 260 GCMS realizam a Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), que permite aos agentes atuarem nos dias de folga em jornadas extras de trabalho e receberem uma bonificação. Essas atividades são patrulhamentos feitos em pontos estratégicos da região central para reforçar a segurança.
Programa Smart Sampa
O maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes de São Paulo, tem o objetivo de fornecer uma resposta rápida e eficiente para a segurança da população. O programa conta com 20 mil câmeras espalhadas por toda a cidade, além de utilizar tecnologias como algoritmos de reconhecimento facial, monitoramento de veículos furtados e alertas de intrusão. Desde sua implementação, o Smart Sampa já ajudou na prisão de mais de 1.556 criminosos em flagrante e na localização de mais de 379 foragidos da justiça, além de ajudar a encontrar 30 pessoas desaparecidas.