Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Prefeitura entrega primeiros ônibus equipados com câmeras conectadas ao Smart Sampa

A Prefeitura de São Paulo traz mais uma inovação nos serviços que oferece à população e integra ao sistema municipal de transporte público os cinco primeiros ônibus equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa. Os veículos fazem parte do lote de 115 novos coletivos elétricos apresentados nesta quinta-feira (3) pelo prefeito Ricardo Nunes no Sambódromo do Anhembi, ampliando o compromisso com a sustentabilidade e reforçando as estratégias de segurança urbana.
“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos não emitem dióxido de carbono. Cada um desses ônibus representa a não emissão, não utilização de 35.000 litros de óleo diesel por ano”, contou o prefeito Ricardo Nunes. “É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, completou o prefeito ressaltando que a entrega de ônibus só não foi maior pois a companhia que fornece energia na cidade de São Paulo não viabiliza infraestrutura para que as concessionárias possam carregar os veículos nas garagens.
De acordo com o prefeito, as câmeras farão o reconhecimento de foragidos, como as demais câmeras do Smart Sampa, mas também estarão protegendo as mulheres, que por vezes são vítimas de assédio. Também podem evitar ou registrar casos de furto, eventual roubo ou desentendimento entre passageiros.
“Além de ter uma frota descarbonizada, que colabora com o meio ambiente, que é sem dúvida nenhuma a essência, só as câmeras já dariam um evento, prefeito. Se hoje você montasse um evento para falar que os ônibus passarão a ser monitorados e protegidos, já seria um grande evento. Então, são duas grandes entregas que o prefeito Ricardo Nunes faz: ônibus elétrico, mas, acima de tudo, ônibus que protegem as pessoas”, afirmou o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando.
Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos. Os equipamentos estão integrados à central de monitoramento do Programa Smart Sampa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que os coletivos estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça, além de crimes em flagrante dentro dos coletivos e, também, pessoas desaparecidas.
Com a entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e SPTrans, a cidade alcança 728 veículos não poluentes, sendo 527 à bateria e 201 trólebus, que atendem aos passageiros em todas as regiões e deixam de emitir anualmente mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Todos os coletivos proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.
Smart Sampa
O Smart Sampa é o mais moderno e completo sistema de monitoramento da América Latina, contabilizando mais de 25 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital, especialmente nas áreas de divisa com outras cidades. Do total, 4 mil câmeras contam com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos.
Desde sua implantação, o sistema já possibilitou a identificação de 957 foragidos da Justiça, a prisão em flagrante de 2.165 criminosos e a localização de 52 desaparecidos.
Os equipamentos possuem algoritmos avançados capazes de realizar reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e emissão de alertas de invasões. O sistema está integrado aos bancos de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para localização de pessoas desaparecidas, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) para captura de foragidos da Justiça, e está em processo de conexão com o Córtex, do governo federal, para identificação de veículos roubados ou furtados.
O projeto inovador também permite a integração com diversos órgãos públicos, proporcionando maior agilidade no atendimento ao cidadão. Entre os parceiros estão o SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil, garantindo uma resposta rápida e eficiente em situações emergenciais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk