Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Programa Smart Sampa é aprovado por 91% da população, confirma pesquisa Real Time Big Data

Pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data comprova que a população da cidade de São Paulo aprova o Programa Smart Sampa. Conforme o levantamento, que avalia os 100 primeiros dias da segunda gestão do prefeito Ricardo Nunes na capital, o sistema tecnológico de monitoramento inteligente por câmeras, o maior da América Latina, é reconhecido por 91% dos moradores.
A mostra também avaliou a gestão do Prefeito Ricardo Nunes em diversas áreas e a Segurança Pública está entre as mais bem conceituadas, com índice de 66% de aprovação. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de abril de 2025 e ouviu 1.500 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Para o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, o cenário reflete todo o trabalho que vem sendo executado nestes primeiros meses de 2025. “Num espaço curto de tempo, observamos resultados que são fruto de ações estratégicas de uma gestão empenhada do prefeito Ricardo Nunes. Estamos fortalecendo a Polícia Municipal, ampliamos o Programa Smart Sampa, que já conta com 25 mil câmeras inteligentes, implantamos programa de reforço à segurança escolar, avançamos com operações de combate aos crimes ambientais e para o fortalecimento da segurança na Avenida Paulista”, diz.
Nestes 100 primeiros dias de 2025, a segurança urbana observou entre as primeiras medidas a formatura de 500 agentes para a Polícia Municipal, com a ampliação do efetivo para 7.500 homens e mulheres – a corporação é maior do que a Polícia Militar de 10 estados brasileiros. Soma-se a isso a entrega de 50 novas viaturas elétricas para o reforço das ações de segurança no Centro da cidade, reforçando a frota municipal, que passou a ser de 610 veículos e 220 motos.
Outra marca destes primeiros meses de governo na segurança urbana foi a instalação do Prisômetro em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, 268, Centro Histórico. O painel de LED fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante, e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa. Até às 12h desta terça-feira (22), foram 1.028 condenados enviados de volta ao sistema prisional, 2.279 flagrantes e 58 desaparecidos encontrados.
Para intensificar o monitoramento do principal polo econômico e turístico da cidade e seu entorno visando a proteção da população e a prevenção de crimes, a Prefeitura deu início à Operação Paulista Mais Segura. Além do incremento do efetivo da Polícia Municipal, totalizando 376 agentes em patrulhamento diário durante 24 horas, a estratégia conta com suporte da tecnologia do Smart Sampa, com 52 câmeras, drones, cão-robô e base móvel.
Graças às ações estratégicas investimento em tecnologia, aumento e preparo do efetivo e equipamentos modernos, aliada à parceria com o Governo do Estado, o Centro da cidade de São Paulo registrou queda de 30,5% nos índices de roubos em fevereiro deste ano com relação ao mesmo mês de 2024 – passaram de 1.736 para 1.205 casos. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública, essa é a maior redução registrada no levantamento, que apontou queda de 15,7% em toda a cidade, de 10.035 para 8.458 roubos em geral registrados no período.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk