Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Segunda-feira, 14 de Abril de 2025 | Horário: 14:27
Compartilhe:

Smart Sampa alcança a marca de 1.000 foragidos da Justiça capturados em 6 meses

Com 89% de aprovação da população, sistema já prendeu assassinos, estupradores, ladrões de banco e integrantes de facções criminosas após reconhecimento facial

O programa Smart Sampa, maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras do país, foi responsável pela prisão de 1.000 criminosos que estavam foragidos da Justiça, entre outubro do ano passado, quando o sistema passou efetivamente a fazer a contagem, e esta segunda-feira (14). A prisão de número 1.000 é de um homem de 70 anos condenado a 32 anos de prisão por estupro de vulnerável, foragido desde março de 2019. O homem foi identificado quando entrava em uma UBS na Zona Sul, onde foi detido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Com aprovação de 89% da população, segundo pesquisa IPESPE (veja mais abaixo), o programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos.

“O número de prisões de foragidos pelo Smart Sampa reforça a certeza de uma cidade mais segura. Cada criminoso preso, após identificação pelas câmeras de reconhecimento facial, significa que evitamos muitos crimes. Para o cidadão de bem fica a mensagem: Sorria, você está sendo protegido”, ressalta o prefeito Ricardo Nunes.

Entre esses foragidos reconhecidos por uma das 25 mil câmeras do Smart Sampa distribuídas pela cidade e presos em seguida, estão assassinos, estupradores, ladrões de banco, integrantes de facções criminosas e até da máfia chinesa, que, agora, além de pagarem por seus crimes, deixam de circular pelas ruas da cidade, o que evita que cometam novos delitos. Somente neste ano, foram presos 682 foragidos.

PESQUISA
Pesquisa realizada pelo CATI/IPESPE e divulgada nesta segunda-feira (14) aponta que a maioria absoluta da população aprova o Smart Sampa, com 89% dos pesquisados totalmente a favor do programa. De acordo com a pesquisa, a aprovação é bastante alta entre todas as faixas etárias, níveis de instrução e rendas, superando os 80% em todas elas. 
A maioria dos entrevistados (78%) tem conhecimento do sistema, indicando que ele alcança boa visibilidade pública. 

Além disso, 66% dos entrevistados aprovam o Prisômetro e 65% o consideram muito importante. O Prisômetro é um placar de LED instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, 268, Centro Histórico, que fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa.

A pesquisa também apontou que a mudança do nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal apresenta uma alta taxa de aprovação entre os entrevistados, de 68%. Após estímulos que destacam benefícios como maior eficiência no combate à criminalidade, uso de tecnologia avançada e alinhamento com outras denominações de polícias, a aprovação sobe para 75%. A taxa positiva é ainda mais alta entre pessoas acima de 60 anos (83%) e indivíduos com ensino superior (80%). Homens e mulheres apresentam taxas de aprovação semelhantes (75%). 

A pesquisa quantitativa telefônica ouviu 1.500 pessoas, de ambos os sexos, com idade a partir de 16 anos, de diferentes localidades, grau de instrução e renda, e foi realizada por equipe de pesquisadores nos dias 27 e 30 de março de 2025, na cidade de São Paulo. A margem de erro máximo para o total da amostra é de 2.6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.

Veja a pesquisa aqui.

Reforço na segurança pública
A ferramenta inovadora vem modernizando a política de segurança da cidade e, desde que foi inaugurada, em julho de 2024, já contabiliza 2.232 criminosos presos em flagrante por crimes como tráfico de entorpecentes, furto, invasão de equipamentos públicos e posse ilegal de arma de fogo, entre outros. Além disso, com auxílio das câmeras de reconhecimento facial, 54 pessoas que estavam desaparecidas também foram localizadas.

O sistema Smart Sampa tem como principal objetivo garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos e conta atualmente com cerca de 25 mil câmeras de monitoramento instaladas, sendo que 4.000 têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.    
   
Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados e o sistema de reconhecimento facial, utilizado nos equipamentos que permitem a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.

O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.  

Sistema integrado
Por meio de convênios com outros órgãos, o Smart Sampa vem ampliando sua atuação. Atualmente, o programa já conta com acesso ao banco de dados do governo federal para identificação de veículos roubados ou furtados em circulação pela cidade, ao cadastro de procurados e foragidos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e, também, à listagem de pessoas desaparecidas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

collections
Galeria de imagens