Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025 | Horário: 09:55
Compartilhe:

Smart Sampa identifica foragido da Justiça da Bahia no Terminal Parque D. Pedro e GCM faz prisão em minutos

Homem havia sido condenado a seis anos de prisão e estava foragido desde janeiro

Um homem condenado na Bahia a seis anos de prisão por tentar matar uma pessoa a tiros foi preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na manhã de quarta-feira (21) poucos minutos após ser identificado pelas câmeras do Smart Sampa, maior e mais completo programa de videomonitoramento da América Latina, criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas sobre crimes e emergências, além de ajudar na busca por desaparecidos.

O programa já auxiliou na prisão de 1.173 foragidos desde outubro do ano passado, quando começou a fazer a contagem, além da prisão de 2.443 pessoas em flagrante e na localização de 62 desaparecidos.

O homem preso na quarta, identificado como Luis Ribeiro dos Santos, 37 anos, estava foragido da Justiça da Bahia desde janeiro deste ano pelo crime cometido em 2009. Naquele ano, Santos tentou matar um homem a tiros durante uma briga de bar em Entre Rios (BA), sua cidade natal.

Ele foi identificado pelas câmeras do Smart Sampa enquanto caminhava pelo terminal, onde chegou a parar por um instante para observar o letreiro de um ônibus. Imediatamente após a identificação, uma equipe da GCM o abordou, ainda dentro do terminal, sem qualquer alarde.

Após ser capturado, ele foi encaminhado ao 8º Distrito Policial, no Brás, onde teve a prisão confirmada e permaneceu à disposição da Justiça.

collections
Galeria de imagens