Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Smart Sampa terá base móvel de monitoramento na festa de Réveillon 2025 da Paulista
O Programa Smart Sampa, maior sistema de monitoramentos com câmeras inteligentes, a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, marcará presença no Réveillon 2025, na Av. Paulista. Lançado este ano, o Smart Sampa possui cerca de 19 mil câmeras inteligentes, instaladas por toda capital, devendo chegar a 20 mil.
A base móvel do Smart Sampa será instalada em um ônibus, devidamente equipado com monitores, conectados a plataforma do Programa e uma torre por fora do veículo, onde estará acoplada uma câmera com visão 360º. O monitoramento móvel do Smart Sampa ficará entre a esquina da Rua Haddock Lobo com a Av. Paulista e funcionará no dia 31 de dezembro a partir das 14h até às 06h do dia 01 de janeiro de 2025. No monitoramento haverá seis operadores da Guarda Civil Metropolitana, divididos em dois turnos, que acompanharão em tempo real, por meio de um mosaico, todas as câmeras do Programa Smart Sampa instaladas em diversas ruas no entorno do evento e na Avenida Paulista. Todas as imagens serão compartilhadas em tempo real com a Central de Monitoramento do Programa, localizada na Rua XV de Novembro, 268, no Centro Histórico de São Paulo.
A Base Móvel do Smart Sampa funcionará como um teste, para tornar-se um Posto Avançado de Segurança em grandes eventos na capital. O objetivo é melhorar a pronta resposta da segurança no entorno do evento e contará também com o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, que neste ano irá operar com 472 agentes, 114 viaturas e duas Bases Comunitárias Móveis. O monitoramento também será integrado com Polícia Civil, Militar e CET.
O efetivo da GCM também é preparado para atender o público estrangeiro. No Réveillon deste ano, haverá agentes bilíngues no entorno do evento prontos para receber os foliões nos idiomas Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Mandarim.
“O Réveillon na Paulista é um grande evento que recebe pessoas de todo país e do mundo. É um momento de festa e celebração. E nós nos preparamos para garantir maior segurança a todas as pessoas para que a Prefeitura possa entregar mais um grande evento na nossa cidade”. Comenta o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti.
Tecnologia Aliada na Virada
Drone
Além das câmeras inteligentes, o Programa Dronepol da SMSU fará a segurança do local, com monitoramento tradicional por meio da aeronave, identificando possíveis atos de irregularidades, além da contagem de público, realizada pelo método Jacobs, que trabalha a contagem de pessoas a partir da densidade das aglomerações, através de imagens coletadas, garantindo pronta resposta em casos de possíveis evacuações, proporcionando maior segurança aos foliões.
Cão-robô
O patrulheiro amigão da Segurança também estará presente. O cão-robô é utilizado em grandes eventos auxiliando os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) no monitoramento, como mais um reforço na segurança. Ele é equipado com câmeras inteligentes de alta resolução que capta e transmite imagens em tempo real diretamente para a central do Smart Sampa, as câmeras acopladas no robô permitem a localização de pessoas desaparecidas e foragidas da justiça, sendo um parceiro essencial na segurança dos participantes do evento.
Este ano, o cão-robô já foi utilizado na estreia da NFL (National Football League), em setembro na capital e no Grande Prêmio de Fórmula 1, realizado em novembro.
Sobre o Smart Sampa
O Smart Sampa é mais uma das iniciativas da gestão municipal em reforço a segurança da cidade. O maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes de São Paulo, tem o objetivo de garantir uma pronta resposta na segurança à população de São Paulo. O Programa contará com 20 mil câmeras próprias da Prefeitura, instaladas em todas as regiões da cidade.
Dentre as diversas tecnologias incorporadas ao Smart Sampa, estão o uso de algoritmos avançados que geram alertas capazes de identificar atos de intrusão, vandalismos e furtos. Além de alertas inteligentes que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. E o reconhecimento facial, utilizado nos equipamentos que permitem a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da justiça.
O Programa já possibilitou cerca de 1.400 prisões de crimes em flagrante de diversas naturezas, como furto, invasão de equipamentos escolares, posse de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, entre outros. Cerca de 30 pessoas desaparecidas foram e desde o início de setembro, após integração do banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), mais de 280 foragidos da justiça já foram presos.
Câmeras Privadas Integradas ao Smart Sampa
Com objetivo de ampliar o parque de equipamentos de segurança na cidade, a SMSU, lançou em julho deste ano um chamamento público com objetivo de integrar câmeras privadas à plataforma do Smart Sampa. A parceria é gratuita e colaborativa. Todos os equipamentos integrados seguem o mesmo protocolo de segurança e proteção de dados das câmeras próprias do Smart Sampa. Essa ação permite que até 20 mil câmeras sejam incorporadas ao Programa, podendo chegar até 40 mil câmeras na cidade de São Paulo. Até o momento cerca de 5 mil câmeras estão integradas a plataforma.
Para se inscrever, acesse: smartsampa.prefeitura.sp.gov.br onde serão avaliados os requisitos técnicos especificados no chamamento.