SP Urbanismo

Ações e Programas

SP-Urbanismo

"Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas".

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e para o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.

 

ORÇAMENTO 2024** - Atualizado até 31/10/2024

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 39.354.272,00 R$ 61.604.272,00 R$ 50.532.935,26 R$ 34.928.116,62

 

ORÇAMENTO 2023 *

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 55.046.918,00 R$ 61.541.442,87 R$ 51.069.742,18 R$ 45.104.890,39

 

  ORÇAMENTO 2022*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 50.959.671,00 R$ 57.942,498,56 R$ 40.617.817,27 R$ 36.751.711,68

 

 ORÇAMENTO - 2021*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 40.838.139,00 R$ 40.838.139,00 35.220.330,61 R$ 32.384.786,00

 

ORÇAMENTO - 2020*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 42.078.967,00 R$ 42.078.967,00 R$ 33.918.532,28 R$ 25.082.173,29

 

ORÇAMENTO - 2019*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 29.281.536,00 R$ 29.552.567,03 R$ 28.486.965,42 R$ 27.509.059,21

 

ORÇAMENTO - 2018*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 32.285.429,00 R$ 27.327.429,00 R$ 24.781.419,27 R$ 24.507.166,27

 

ORÇAMENTO - 2017*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 34.463.881,00 R$ 35.165.808,00 R$ 19.599.195,00 R$ 18.267.741,00

 

ORÇAMENTO - 2016*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ 41.171.655,00 R$ 30.452.582,00 R$ 22.730.023,00 R$ 21.507.992,00

 

* Informação atualizada ao final de cada ano.

 

Acesse o quadro detalhado de despesas. 

*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS). 

*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "São Paulo Urbanismo".


Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência 

 
Programa de Metas

O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página Programa de Metas 2021 - 2024.

 

>>> Não consta nenhuma meta vinculada à São Paulo Urbanismo no referido Plano de MEtas 2021-2024<<< 

A São Paulo Urbanismo não possui metas vinculadas ao Plano de Metas - PDM vigente, porém atua em muitos projetos que transversalizam através dos Eixos Principais dentro do PDM da Prefeitura de 2021-2025, em especial as metas atribuídas à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

 

Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP

O Programa  de  Integridade  e  Boas  Práticas consistente  no  conjunto  de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme o  Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

I - Comprometimento e apoio da alta administração;
II - Existência de unidade responsável no(a) órgão/entidade;
III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail:  carmenvalle@spurbanismo.sp.gov.br.
 

 

>>>A SPUrbanismo ainda não aprovou o o Plano de Integridade e Boas Práticas, de acordo com o Decreto 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/20.<<<

 

Plano de Ação da Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.

 

>>>A SP Urbanismo ainda não possui plano setorial vinculado a Agenda 2030.<<<

 

FREQUÊNCIA DE ATUALIZAÇÃO: Trimestral

FONTE: Diretoria Administrativa e Financeira - DAF e SOF, Portal Transparência