SP Urbanismo
Ações e Programas
"Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas".
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), respeitando as metas e objetivos da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas as finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
A LDO, prevista no art. 165, II da Constituição Federal, é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) pelo período de um ano.
Nesse sentido, possibilita a realização das despesas de capital para o exercício seguinte, concretizando o Plano Plurianual (PPA), ou seja, a LDO confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA.
Acesse o Conteúdo da LDO.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.
Acesse o Conteúdo do PPA 2022-2025
Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e forma de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Acesse o Conteúdo da LOA
O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano.
Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento podem ser encontradas na página da Secretaria Municipal da Fazenda.
ORÇAMENTO 2024** - Atualizado até 20/06/2024
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 39.354.272,00 | R$ 51.854.272,00 | R$ 32.400.016,36 | R$ 16.909.875,97 |
ORÇAMENTO 2023** - Atualizado até 07/12/2023
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 55.046.918,00 | R$ 61.541.442,87 | R$ 49.880.502,14 | R$ 38.162.426,50 |
ORÇAMENTO 2022 *
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 50.959.671,00 | R$ 57.942,498,56 | R$ 40.617.817,27 | R$ 36.751.711,68 |
ORÇAMENTO - 2021 *
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 40.838.139,00 | R$ 40.838.139,00 |
35.220.330,61 |
R$ 32.384.786,00 |
ORÇAMENTO - 2020 *
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 42.078.967,00 | R$ 42.078.967,00 | R$ 33.918.532,28 | R$ 25.082.173,29 |
ORÇAMENTO - 2019 *
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 29.281.536,00 | R$ 29.552.567,03 | R$ 28.486.965,42 | R$ 27.509.059,21 |
ORÇAMENTO - 2018*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 32.285.429,00 |
R$ 27.327.429,00 | R$ 24.781.419,27 | R$ 24.507.166,27 |
ORÇAMENTO - 2017*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 34.463.881,00 |
R$ 35.165.808,00 |
R$ 19.599.195,00 |
R$ 18.267.741,00 |
ORÇAMENTO - 2016*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 41.171.655,00 |
R$ 30.452.582,00 | R$ 22.730.023,00 | R$ 21.507.992,00 |
* Informação atualizada ao final de cada ano.
Acesse o quadro detalhado de despesas.
*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS).
*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "São Paulo Urbanismo".
Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência
Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:
Programa de Metas 2021 - 2024
Acesse - Programa de Metas Completo
>>> Não consta nenhuma meta vinculada à São Paulo Urbanismo no referido Plano de MEtas 2021-2024<<<
A São Paulo Urbanismo não possui metas vinculadas ao Plano de Metas - PDM vigente, porém atua em muitos projetos que transversalizam através dos Eixos Principais dentro do PDM da Prefeitura de 2021-2025, em especial as metas atribuídas à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.
>>>Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP<<<
O Programa de Integridade e Boas Práticas é um instrumento de gestão estratégica, por meio da utilização de metodologia sistematizada de forma a gerenciar e tratar possíveis riscos de determinada instituição.
Conforme o Decreto 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, de 14 de agosto de 2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
I - comprometimento e apoio da alta administração;
II - existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
III - análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV - monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.
Saiba mais sobre Programa de Integridade e Boas Práticas.
>>>A SPUrbanismo ainda não aprovou o o Plano de Integridade e Boas Práticas, de acordo com a Portaria CGM 117/20<<<
FREQUÊNCIA DE ATUALIZAÇÃO: Trimestral
FONTE: Diretoria Administrativa e Financeira - DAF e SOF, Portal Transparência