SP Regula
Após vistoria nos 643 pontos críticos de iluminação, Ilume realiza mais de 700 intervenções
Terminou nesta quinta-feira (20) o prazo determinado pelo Secretário de Serviços, Simão Pedro, para que o Consórcio SP Luz, responsável pela gestão da iluminação pública na cidade, concluísse os trabalhos nos 643 pontos levantados em relatório solicitado pela Prefeitura à Polícia Militar, entregue no início do ano. Na vistoria, foram constatados 138 logradouros com necessidade de manutenção que já foram sanados, 397 pontos onde estão ocorrendo remodelações, que é a substituição das lâmpadas de mercúrio para as de vapor de sódio, além de 113 ruas onde estão sendo realizados projetos de ampliação (colocação de novos postes).
Veja o balanço completo das mais de 800 vistorias realizadas:
140 logradouros – não foram constatados problemas
138 logradouros – manutenção
397 logradouros – remodelação
113 logradouros – ampliação
53 logradouros – podas de árvore
Simão Pedro informou que os trabalhos de remodelação nos 397 logradouros devem ser zerados até a primeira quinzena de julho. “Desde o dia 06/06 estamos trabalhando com afinco nos pontos apontados como críticos. Os projetos de ampliação estão em andamento e a nossa meta é chegar a 18 mil novos postes até o final deste ano e remodelar 120 mil pontos de iluminação. Nestes cinco primeiros meses o Ilume remodelou quase 20 mil unidades”, comentou.
Vistoria
Na última quinta-feira (20), o secretário de Serviços Simão Pedro e a diretoria do Ilume realizaram vistoria na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, um dos locais apontados com necessidade de ampliação. Foram repostos 29 postes e está em andamento o trabalho de colocação de mais 40. Outros logradouros considerados críticos também estão recebendo pontos novos, como a Rua Daniel Cerri (Brasilândia), Av. do Estado (Centro), Rua Koshun Takara (Jardim Peri), Av. Prof. Alípio de Barros (Jardim Maia) e Rua Zodíaco.
Podas de árvores
Será publicada uma portaria intersecretarial das secretarias do Verde e Meio Ambiente e Subprefeituras, que autorizará o consórcio SPLuz a realizar podas de árvores que estejam obstruindo pontos de iluminação.
Histórico
A pedido da Prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública do Estado apresentou relatório com os 643 pontos críticos de iluminação. A partir daí o Ilume tomou como prioridade estes locais e também os de maior concentração de pessoas, como escolas, hospitais, estações de trem e de metrô e terminais de ônibus e outras áreas mais vulneráveis.
Roubos de fios
Relatório feito pela Prefeitura mostrou que, de janeiro a maio de 2013, quase 800 quilômetros de fios e cabos de cobre ou aço foram furtados da rede de iluminação pública da cidade e mais de 3,5 mil ocorrências foram registradas na polícia. De acordo com dados enviados pelo Ilume com base nos boletins de ocorrência registrados, 574 mil metros de cabos e fios foram roubados de janeiro a abril. As informações foram entregues pelos secretários de Serviços, Simão Pedro e de Segurança Urbana, Roberto Porto, ao secretário Estadual da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.
Seis pessoas foram presas pela Polícia Civil por furto e receptação de cabos na Barra Funda. Quatro eram funcionários do Consórcio SP Luz. Consórcio abriu sindicância para ajudar a investigação da polícia nos casos de funcionários que praticaram furtos e roubos de cabos elétricos. O secretário Simão Pedro pediu celeridade na apuração.