Notícia na íntegra

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025 | Horário: 14:08
Compartilhe:

República será palco para lendas e contemporâneos do jazz na Virada Cultural

Rhoda Scott, Fred Wesley, Crystal Thomas e Michael Manring são alguns dos nomes que vão se apresentar no fim de semana

Lendas como Rhoda Scott e Fred Wesley, e nomes contemporâneos, como Crystal Thomas e Michael Manring, são algumas das atrações que a Prefeitura de São Paulo vai trazer para a Virada Cultural 2025. O Palco República, um dos cinco instalados no Centro, terá uma programação com grandes nomes do jazz. 

Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada deste ano terá mais de 1.000 apresentações, incluindo dança, circo e uma Virada Literária. O evento também conta com artistas que participaram da primeira edição, em 2005, como Tom Zé, e traz de volta o passeio pelo Centro, com as atrações a curta distância, sem necessidade de utilizar transporte público.

No Palco República, a primeira apresentação vai ser do trio Hammond Grooves, que inclui Daniel Latorre (órgão Hammond), Filipe Galadri (guitarra) e Wagner Vasconcelos (bateria), apresentando seu jazz autoral com influências do blues, rock e música brasileira, ao lado do trompetista norte-americano Jim Seeley, da Afro Latin Jazz Orchestra, às 18h.

A americana Rhoda Scott, conhecida como “A Dama Descalça”, vai se apresentar às 20h, com uma mistura de música clássica, jazz e soul em composições agradáveis e sofisticadas. 

Às 22h30, com uma mistura dançante de disco music, ritmos latinos e caribenhos, o icônico Kid Creole e suas Coconuts, um trio de backing vocals e dançarinas, encerram a noite de sábado com muito suingue e referências à era das big bands. O grupo americano incorpora uma variedade de estilos e influências, em particular uma mistura de disco music e estilos latino-americanos e caribenhos, com inspiração na era das big bands.

Trombonista de funk e jazz, Fred Wesley é a primeira apresentação do palco no domingo de madrugada (25), à 1h. Conhecido por ter participado de gravações de músicas de James Brown, como "Hot Pants", "Say It Loud – I'm Black and I'm Proud" e "Mother Popcorn", o músico tem histórico grande de participações em composições, já tendo trabalhado com muitos outros nomes do jazz.

A madrugada ganha energia com a clássica banda jamaicana formada em 1967, referência do reggae e do Studio One, em Kingston, que promete um show dançante e vibrante, às 3h30.

Com o dia clareando, às 6h, entra no palco o aclamado baixista Michael Manring, reconhecido mundialmente por sua sonoridade inovadora e performances magnéticas, se junta ao Brisa Trio, uma das formações instrumentais mais expressivas da cena paulistana, para um espetáculo instrumental que cruza fronteiras entre jazz, bossa nova e música brasileira.

No domingo de manhã, às 9h, o ex-líder da banda de BB King, o trompetista James Bolden apresenta um repertório de blues e R&B repleto de histórias e vivências ao lado de gigantes como James Brown, Stevie Wonder e Duke Ellington.

Às 11h, a premiada cantora e trombonista Crystal Thomas, estrela do blues contemporâneo, faz sua estreia na América Latina com um show que mistura blues, soul e R&B em uma performance arrebatadora. Em seus shows, ela mistura o blues clássico com toques de soul e R&B. Crystal foi a vencedora do Living Blues Awards (2020) e do Blues Awards (2023), conhecido como o “Oscar do Blues”. Considerada uma das mais importantes cantoras de blues nos Estados Unidos e na Europa, está em turnê pela primeira vez na América Latina.

O flautista e saxofonista Derico Sciotti, conhecido desde os tempos dos talk shows de Jô Soares, sobe ao palco às 13h.

A programação está sujeita a alteração e mais informações podem ser consultadas no no site oficial: viradasp.com.br. Veja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025. Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades. Toda a programação é gratuita.

Serviço:
Onde: Palco República - Praça da República - República

Horários e Atrações

  • 18h - Hammond Grooves + The Moody Big Band + Jim Seeley
  • 20h - Rhoda Scott
  • 22h30 - Kid Creole and the Coconuts
  • 1h - Fred Wesley
  • 3h30 - Soul Vendors & Sound Dimension
  • 6h - Brisa Trio + Michael Manring
  • 9h - James Boogaloo Bolden
  • 11h - Crystal Thomas
  • 13h - Derico Sciotti

Leia também:

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn