Notícia na íntegra

Domingo, 25 de Maio de 2025 | Horário: 10:48
Compartilhe:

Virada Cultural 2025 encanta turistas pela diversidade das atrações e organização

Mexicana se disse emocionada com a festa, cubana aproveitou para caminhar no Centro e motorista viajou 3 mil km para curtir a programação

Com uma programação diversificada para todos os gostos, idades e estilos, a Virada Cultural 2025 – 20 Anos em 24 Horas atraiu não apenas moradores da capital, mas também visitantes de outros municípios, Estados e países, que desembarcaram na cidade para viver as 24 horas ininterruptas de arte e entretenimento no maior evento cultural gratuito do Hemisfério Sul. Veja aqui a programação completa.

A mistura de sotaques tomou as ruas da cidade, todos celebrando a arte brasileira. "Cheguei hoje, mas queria ter vindo ontem para curtir o Centro e a República para ver reggaeton. A Virada está muito legal, agora pela manhã não tem muita gente, tem muito som, então vamos aproveitar", disse estudante francês Hugo Fernandes, 23 anos, que foi com dois amigos, um francês que mora em São Paulo e um inglês que mora no Chile, aproveitar o Olodum no Vale do Anhangabaú.

Em São Paulo há dez dias, a química mexicana Paulina Stopol, 67 anos, era só elogios à cidade ao aproveitar a programação da Virada na manhã deste domingo. "É a primeira vez que venho para São Paulo e estou encantada com a Virada Cultural, com a música, com esse lugar, com as pessoas, me sinto como se estivesse visitando uma velha amiga. Um sentimento que não consigo explicar, um lugar muito lindo", declarou.

Não foi diferente com a dentista cubana Ana Belli, 40 anos, que veio conhecer a cidade e está aproveitando a Virada. "Estou achando tudo muito bonito. É a minha primeira vez em São Paulo. Vim com a minha família para estudar em Bauru e aproveitei para curtir a Virada pela primeira vez. Ontem (sábado) caminhei pela cidade e hoje quero aproveitar para conhecer mais alguns lugares e ver as apresentações no Theatro Municipal", disse.

O motorista de aplicativo Arlon Pereira, 30 anos, cruzou quase 3 mil quilômetros entre Belém (PA) e São Paulo especialmente para a aparelhagem Crocodilo, no Anhangabaú, Centro. "Vim do Pará só para acompanhar a aparelhagem. Cheguei aqui na terça-feira, eu o acompanho com outros shows de aparelhagem que acontecem lá, mas aqui também estou gostando bastante da segurança e estrutura", afirmou.

O funcionário público Wilson da Silva, 31 anos, veio de Curitiba (PR) exclusivamente para aproveitar a Virada Cultural 2025. "Acho muito importante ter essas festas nas ruas, comemorar a cultura de rua. Vim curtir o Centro, que está muito seguro, e o show da Liniker", disse ele, enquanto explorava a região na manhã deste domingo.

Moradores da Grande São Paulo também aproveitaram a festa e a facilidade de deslocamento para curtir a Virada. A autônoma Bruna Silva dos Santos, 21 anos, por exemplo, saiu de Guarulhos para curtir a Virada Cultural pela primeira vez, no palco da Brasilândia, Zona Norte. “Vim ver a Luísa Sonza, sou apaixonada por ela e estou muito animada. É muito bom curtir um show com segurança e estou gostando muito do evento em São Paulo”, disse no início da noite de sábado.

A assistente administrativa Franciele Teixeira, 29 anos, moradora de Cajamar, costuma frequentar o Centro e na Virada não foi diferente. "É ótimo porque tem muita diversidade, você pode se vestir e ser quem você é e ainda curtir", conta a jovem em sua terceira vez no evento.

Realizada pela Prefeitura de São Paulo, a edição comemorativa de duas décadas da Virada Cultural conta com mais de 1.200 apresentações distribuídas por todas as regiões da cidade. Shows, espetáculos de dança e teatro, cinema, literatura, intervenções urbanas, exposições, atividades infantis invadem a capital desde sábado (24) e continua até as 18 horas deste domingo (25).

Para garantir que a diversão chegue a todos, a Prefeitura disponibilizou 1.998 guias de turismo, sendo 1.098 deles bilíngues, dando informações sobre o funcionamento dos palcos, atividades e as opções de transporte público, entre outros dados, para a população e os turistas que visitam a cidade. Agentes fluentes em inglês, francês, espanhol, italiano, mandarim e árabe circularão com coletes identificando o idioma que dominam, prontos para prestar auxílio sempre que necessário.

Leia aqui a cobertura da Virada Cultural 2025 no sábado.
 

 

Leia também:

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn