Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
1º Ano do CDPcD Irmã Maria Anna Sala Celebra a Inclusão e a Superação de Desafios

texto por Giulia Rodrigues
O Centro Dia para Pessoas com Deficiência (CDPcD) Irmã Maria Anna Sala celebra seu primeiro aniversário consolidado como um espaço essencial para suporte e inclusão social das pessoas com deficiência (PcD) na cidade de São Paulo. Localizado em Itaquera, zona leste da capital, o equipamento dispõe de 30 vagas para atendimento de pessoas de 18 a 59 anos e realiza atividades de convivência, cuidados pessoais e ampliação das relações sociais.
Com uma equipe composta por profissionais qualificados no suporte ao público PcD, como cuidadores, assistentes técnicos e psicólogos. Eles são capacitados para atuar também em situações de risco e violação de direitos, como discriminação, negligência, maus-tratos, violência física e psicológica, entre outras, contribuindo para a superação dessas condições.
Irmã Sônia Maria de Souza, Presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação de Assistência Social Eny Vieira Machado, responsável pela gestão do serviço, expressou sua gratidão em gerir um equipamento como esse. “É uma imensa alegria oferecer à população mais vulnerável um serviço de qualidade que atenda às necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias. Que este seja o primeiro de muitos na cidade, porque através dele transformamos vidas e promovemos a inclusão”.
O local tem como objetivo proporcionar um atendimento especializado e humanizado, focado no desenvolvimento pessoal e na qualidade de vida dos atendidos. Ao longo desses 12 meses, o CDPcD reafirmou seu compromisso com o protagonismo e a autonomia dos atendidos, fazendo com que cada pessoa se sinta valorizada e inserida no contexto social.
“Gosto muito de todas as atividades e oficinas do Centro Dia e não deixo de fazer nenhuma, quero sempre participar de tudo. Me sinto muito bem aqui, fiz muitos amigos e gosto de todos os técnicos que cuidam de mim”, disse Marcelo Rogério, atendido do serviço.
Atendidos durante atividade em grupo no CDPcD – Foto: Acervo SMADS
Rede Socioassistencial
A rede socioassistencial da Prefeitura conta, atualmente, com 56 serviços voltados ao atendimento e acolhimento de pessoas com deficiência, com um total de 3.269 vagas. Os encaminhamentos para os serviços podem ser feitos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk