Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 12 de Maio de 2025 | Horário: 16:00
Compartilhe:

6ª Edição do mutirão POP Rua Jud Sampa acontece na Praça da Sé, até sexta-feira (16)

A ação oferece mais de 30 serviços e conta com a participação de mais de 40 entidades para atendimento à população em situação de rua.

Por: Giulia Rodrigues

Começou nesta segunda-feira (12) a 6ª edição do POP Rua Jud Sampa, mutirão coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A iniciativa acontece entre 12 e 16 de maio (segunda à sexta-feira desta semana), das 10h às 15h na Praça da Sé, no centro da capital, e conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), vinculado à SMADS, realizará atendimentos durante toda a semana, ofertando orientação social, acolhimento, atividades recreativas para crianças, além de serviços como corte de cabelo e manicure. A Secretaria também disponibilizou vans para atendimentos relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico).

“A ação facilita muito a vida da população, porque muitas pessoas em situação de rua estão com documentos vencidos, por exemplo, e precisam acessar benefícios. Aqui, eles conseguem resolver todas essas pendências em um único dia”, afirmou Cássia Travensolo, secretária adjunta da SMADS.

Fernando Henrique, gerente do SEAS Perus exibe um dos banners de atendimento - Foto: Giulia Rodrigues/SMADS

Pensando em todos os públicos, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participa da ação com unidades móveis para atendimento a mulheres em situação de violência, à população LGBTQI+ e a pessoas imigrantes. Também estão sendo ofertados serviços de emissão e regularização de documentos pessoais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por sua vez, leva ao local unidades móveis voltadas ao cadastro e à atualização de dados no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), aproximando os atendidos do mercado de trabalho.

Para quem busca orientação jurídica, o mutirão conta ainda com advogados voluntários e da defensoria pública, além de estagiários, juízes, peritos, promotores, procuradores da República e servidores. Esses profissionais estão à disposição para oferecer esclarecimentos sobre benefícios previdenciários, auxílio emergencial, FGTS, PIS/Pasep, seguro-desemprego, livramento condicional, direito penal, direito de família, assistência jurídica e direito à saúde.

collections
Galeria de imagens