Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
6º Encontro de Integração reforça o cuidado intersetorial no atendimento a pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas

Por: Marianne Seixas
Profissionais especializados no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social se reuniram no 6º Encontro de Integração dos Agentes de Saúde e Assistência Social, promovido em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE) e pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), para discutir ações e diretrizes voltadas ao atendimento de pessoas em situação de drogadição.
O evento foi pautado pelo “Guia de Ofertas e Diretrizes para o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade que fazem uso abusivo de álcool e drogas”, documento que consolida orientações e reúne os serviços disponíveis nas redes públicas municipal e estadual para fortalecer a atuação integrada do Programa Redenção. A publicação é uma ferramenta prática para os profissionais que atuam diariamente na ponta, contribuindo para a qualificação dos encaminhamentos, o cuidado integral e a proteção social desse público.
O Guia é uma iniciativa formulada em parceria pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria do Estado da Saúde (SES) e Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (SEDES).
“São muitas políticas discutindo os mesmos objetos, os mesmos cenários. Isso fica muito evidente quando reunimos todos esses atores à mesa, mas ainda aparece de forma distante quando olhamos para a legislação. A intersetorialidade, a universalidade do atendimento, tudo isso são princípios que atravessam diversas políticas públicas. Mas, na política de assistência social, em especial na Política Nacional de Assistência Social, esses princípios se traduzem em objetivos centrais. Entre eles, está a proteção social, entendida como o cuidado integral desse indivíduo, considerado em todos os seus recortes de vulnerabilidade.”, destacou Refferson Lima, da Coordenação de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSUAS) da SMADS, um dos responsáveis pela construção do material.
O Secretário Executivo de Projetos Especiais, Edsom Ortega, fala para o público - Foto: Marianne Seixas/SMADS
O encontro possibilitou a escuta e a troca de experiências entre agentes que atuam diretamente nos territórios, especialmente na chamada "cena de uso". Participaram do evento profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) IV, referência no atendimento a essa população, e dos Centros de Acolhida especializados da SMADS, como o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT), que acolhem pessoas com histórico de uso abusivo de substâncias.
A Secretária Adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Cássia Travensolo, participou da mesa de abertura do evento e reforçou a importância da integração entre as políticas públicas:
“É muito significativo estarmos aqui hoje, reunindo agentes da saúde e da assistência social, além de representantes de cinco secretarias municipais, em um esforço integrado e comprometido. A complexidade dessa questão exige que não atuemos de forma isolada. Quando falamos em atendimento qualificado, estamos falando de cuidado em saúde, mas também de acesso a direitos, de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, de proteção social, formação profissional, geração de oportunidades e reintegração social.”
Através do 6º Encontro de Integração, a Prefeitura de São Paulo reforça o compromisso com a qualificação do atendimento intersetorial, e o foco na ampliação do acesso, no fortalecimento da rede de proteção e no respeito aos direitos de cada pessoa atendida.
Confira o guia na Biblioteca Virtual em Saúde clicando aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk