Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
A Força do Pensamento Positivo Fortalece o CTA Aricanduva
Por: Breno Lopes
“A direção que damos aos nossos pensamentos influencia a vida que desejamos ter.” Inspirado por esse lema, o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Aricanduva promoveu o bate-papo: “A importância do pensamento positivo”.
A atividade integra o projeto socioeducativo “Por Hoje Não” (PHN), realizado todas as terças-feiras com os acolhidos, que tem como objetivo reuni-los para fortalecer o apoio mútuo, através dessas conversas. O foco é destacar o poder do pensamento positivo, como ferramenta para mantê-los afastados de problemas e vícios.
A criação do bate-papo foi inspirada por um vídeo do canal do Youtube Vida Sem Barreiras, que se baseia no livro “O Insubstituível Cérebro: Manual do Proprietário”, de Eugênio Ferrarezi. A obra enfatiza a importância de equilibrar razão e emoção nas tomadas de decisão e apresenta dicas práticas para potencializar as habilidades mentais, incluindo cuidados com a alimentação e a saúde mental.
Os participantes refletiram sobre atitudes e pensamentos, suscitando a expansão do senso de comunidade e apoio mútuo, fundamentais para a manutenção de comportamentos saudáveis.
Edson Cardozo, 36, gerente do CTA Aricanduva, destacou o impacto da ação. "O propósito desse trabalho é reuni-los para compartilhar momentos de superação. Por isso, buscamos trazer mensagens positivas, e, nesse compartilhamento de ideias, muitos conviventes apresentam estratégias para superar o uso de drogas e enfrentar outros desafios do dia a dia."
Por meio de iniciativas como essa a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) reforça o compromisso em apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, rumo a retomada de autonomia.
Rede Socioassistencial
A cidade de São Paulo possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com cerca de 26 mil vagas de acolhimento, distribuídas em Centros de Acolhida, Hotéis Sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, entre outras.
O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida. As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.
Além das vagas de acolhimento, a cidade conta ainda com mais de 220 mil vagas em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, como Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF), Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para Juventude (CJ), entre outros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk