Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Autonomia e aprendizado: oficina de reparos e manutenção transforma rotina de famílias no Iguatemi

Por: Marianne Seixas
Colocar a mão na massa para transformar o que estava parado em algo útil de novo. Essa é a proposta da ‘Oficina de Reparos e Manutenção’, promovida pelo Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Iguatemi I, na zona leste da capital. A ação, é uma iniciativa que une aprendizado prático, incentivo à autonomia e economia doméstica.
A oficina, que acontece semanalmente, tem como objetivo ensinar os alunos a realizarem consertos, reparos e manutenções de produtos residenciais, como chuveiros, tomadas, secadores, ventiladores, micro-ondas, entre outros. Além da parte técnica, o grupo também participa de dinâmicas voltadas à divulgação do trabalho e à geração de renda.
Localizado no bairro Iguatemi, região de São Mateus, na zona leste, o SASF atende mil famílias do território. Além dessa oficina, o serviço também oferece atividades de dança, fabricação de produtos de limpeza, artesanato, barbearia e culinária, sempre com foco na promoção de vínculos e desenvolvimento de habilidades.
A ideia de uma aula de consertos e reparos domiciliares surgiu a partir da demanda dos participantes de outras classes, como a de cabeleireiro e barbearia, que relataram dificuldades para consertar os equipamentos que usariam para colocar em prática o que aprenderam. A resposta veio em forma de solução coletiva, com conhecimento, partilha e troca.
Alunos do SASF atentos as instruções do professor - Foto: Acervo SMADS
Voltada para atendidos com 16 anos ou mais, a turma já conta com 26 alunos — a maioria mulheres. Os próprios participantes levam os itens com defeito e, com o apoio técnico e pedagógico do professor, aprendem a fazer os reparos ali mesmo, no serviço. Tudo isso sem custo, promovendo economia e fortalecendo o protagonismo dos atendidos pela assistência social.
Para Gislene Freitas, gerente do SASF Iguatemi I, essa oficina é de suma importância considerando que o equipamento está localizado em um território de vulnerabilidade social. “Aqui, nossos alunos adquirem conhecimentos técnicos, garantem seus direitos e desenvolvem autonomia. É emocionante ver pessoas subindo ao palco para receberem seus certificados pela primeira vez ou retornando ao serviço para compartilhar suas conquistas e contar como vêm conquistando espaço no mercado de trabalho”.
A iniciativa é mais uma entre as diversas ações promovidas pelos SASFs da cidade de São Paulo para fortalecer vínculos familiares, apoiar a geração de renda e criar oportunidades para a construção de trajetórias mais autônomas e seguras.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk