Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024 | Horário: 17:00
Compartilhe:

CAE “Lila Covas” promoveu ação de conscientização sobre o câncer de mama

Atividade foi inspirada pelo Outubro Rosa e alertou sobre o tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil
A acolhida Eunice mostra para a câmera folhetos informativos sobre a prevenção ao câncer de mama

Por: Suelyton Viana

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete e mata mulheres no Brasil. Para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do tumor, as atendidas do Centro de Acolhida Especial (CAE) para Mulheres “Lila Covas”, participaram de uma ação com profissionais de saúde. A iniciativa pegou carona no Outubro Rosa, campanha que busca informar e conscientizar sobre a doença e sobre o câncer de colo de útero.

Nilson Xavier, farmacêutico da UBS Adelaide Lopes, começou o bate-papo abordando os problemas da automedicação. O profissional ainda falou sobre a Gestão Autônoma de Medicação (GAM), prática que visa garantir tratamentos mais eficazes e adaptáveis aos pacientes, inclusive para quem está tratando o câncer de mama. “O intuito é mostrar para o paciente que ele tem possibilidade de ter autonomia sobre os seus medicamentos e conversar com agentes de saúde e médicos sobre os remédios que toma”.

O INCA ainda estima que apenas no estado de São Paulo, entre 2023 e 2025, ocorrerão cerca de 20 mil casos de câncer de mama por ano. Nacionalmente, o câncer de colo de útero tem 73 mil casos anuais e é responsável por 16% das mortes por câncer entre o público feminino. Entretanto, quando detectada de modo precoce, a chance de cura da doença é de 90%, por isso a mamografia de rotina é recomendada para mulheres dos 50 aos 69 anos.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos, também participou da roda de conversa exaltando a força feminina e a importância da ação. “Precisamos ter um cuidado maior com a nossa saúde, precisamos fazer o autoexame e ter um acompanhamento médico melhor, para que a gente viva muito. A gente ainda tem muita coisa para fazer, tem muita contribuição para dar neste mundo e merecemos ser felizes”, complementou.

A Secretária, Ciça Santos fala para um grupo de acolhidas - Foto: Suelyton Viana/SMADS

Entre os sintomas que podem gerar uma suspeita de câncer de mama estão: nódulo endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido dos mamilos. 

“Aqui [no CAE Lila Covas] se preocupam muito com todas nós, então sempre vem pessoas do posto de saúde, médicos, enfermeiros, estudantes de medicina, todos procurando ajudar a gente de alguma maneira educada”, disse a acolhida Eunice Galvão ao elogiar as campanhas de saúde realizadas no serviço. 

collections
Galeria de imagens