Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010 | Horário: 16:55
Compartilhe:

Centro de Acolhida Nova Vida consolida a inclusão social

-

Para atender os usuários que estão deixando a situação de rua e demonstram motivação na retomada ao mercado de trabalho e na busca de estabilidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferece espaços intermediários de moradia, como o Nova Vida, que funciona em um antigo hotel na região central.

Por se tratar de um trabalho social direcionado, o encaminhamento ao Nova Vida pede requisitos básicos. É necessário estar trabalhando: seja em um emprego formal ou mesmo no chamado mercado informal; o usuário também deve ter  passado pelos albergues, considerados porta de entrada para a população de rua, e supervisionados por técnicos em assistência social.

A permanência é de seis meses e , dependendo do caso, renovável por mais dois anos. Alguns moradores conseguem sair antes dos seis meses. Geralmente, é porque garantiram uma moradia autônoma, ou o retorno familiar.

 

Vivendo a vida


A idéia deu certo. No final de 2009, quatro usuários adquiriram um novo lar e outros três voltaram a morar com a família. Alguns depoimentos mostram a superação social de quem passou pelo Nova Vida: “Passei pelo albergue e desde o dia que eu pisei no Centro, minha qualidade de vida melhorou ,” afirma Daniel Martins Silva, 60. “Aprendi muito lá com amigos e espero um dia contar aos meus filhos as histórias que ouvi”, conta Itália Magaldi, 52, que espera reencontrar 6 filhos. Mauro Ferreira, ex-padre, morava em albergue e, em 2008, foi transferido para o Nova Vida. Ele refez não só a vida profissional, como fez a amorosa: conseguiu um emprego e conheceu a sua futura esposa, com quem namora há cinco meses e, até o fim do ano, irá se casar. “A aliança de noivado já está aqui. Agora, só falta subir no altar” diz sorridente.

 

Serviço

O projeto do Nova Vida foi desenvolvido com as facilidades da estrutura hoteleira de um prédio de 8 andares, com 200 vagas, sendo 160 para homens e 40 para mulheres.  São 45 suítes com capacidade para quatro pessoas. Os moradores têm à disposição biblioteca, sala de TV e um salão de jogos, além de lavanderia. Pensando na motivação pessoal e funcionamento do prédio, o tempo máximo do morador  dentro do equipamento é de dezesseis horas, estabelecido por horários fixos de saída e entrada. O jantar é servido a partir das 18h. Pela manhã, o café é servido às 7h.

O Nova Vida é mantido pela ONG Apoio da Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Centro de Acolhida Nova Vida

Rua Francisca Miquelina, 343, Bela Vista.

Tel: 3106-2041/3106-2036

novavida_nv@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens