Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Secretária visita a região do Cangaíba e participa de plenária
Texto: Wania Torres
Na última terça-feira, 21 de maio, a secretária Luciana Temer visitou equipamentos conveniados com o Centro Social Bom Jesus de Cangaíba, localizados no bairro de mesmo nome, zona leste da cidade, a convite do Padre Emerson Andrade de Lima, vigário da paróquia há oito anos.
A visita começou às 8h30min quando a secretária foi apresentada às crianças e adolescentes do CCA Bom Jesus do Cangaíba, que já participavam das aulas de Taekwondo, informática, reforço escolar e artes. O Centro Social Bom Jesus de Cangaíba possui nove convênios com a SMADS.
A segunda visita foi ao SASF Cangaíba – Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicilio – responsável atualmente pelo atendimento de mil famílias da região. Depois de conhecer todo espaço do Centro Bom Jesus de Cangaíba, Luciana Temer atendeu mais de cem pessoas no salão paroquial da Igreja em uma plenária pública.
Participaram da Plenária representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário de Educação e Ação Social do Cangaíba (Condecan), das comunidades da região, do Conselho do Idoso e frequentadores dos dois Núcleos de Convivência do Idoso (NCIs) Bom Jesus e Girassol, ambos administrados pelo Centro Social Bom Jesus por meio de convênio com a SMADS.
A Plenária se transformou num diálogo à medida que as pessoas se apresentavam e falavam sobre seu problema, projeto ou expectativa e no momento seguinte a secretária respondia. Sempre anotando tudo, principalmente as solicitações para avaliar as possibilidades de atendimento.
O Padre Emerson disse que conheceu a secretária na plenária realizada em São Miguel Paulista em fevereiro com o Padre Ticão, e ficou impressionado com a atenção que Luciana Temer deu a todos, respondendo aos questionamentos que sabia ou humildemente dizendo: “Vou verificar esta questão e o que posso fazer”.
“Ouvir a população é muito importante. É a primeira vez que um secretário vem até nós para ouvir o que temos a dizer e isto é importantíssimo para aprimorar o que já existe e trazer outros serviços para a região”, declara o Padre Emerson na abertura da Plenária.
Luciana Temer concorda com o Padre Emerson e explica: “O diálogo é essencial. Não é possível gerir uma secretaria de assistência social sem ouvir as pessoas atendidas, os nossos conveniados. Quero que vocês saibam que estas visitas são muito mais proveitosas para mim, pois me ajuda a construir a política social da cidade perante a realidade, não posso ficar presa só no papel. Muito obrigada por terem vindo conversar comigo hoje”.
Perto do meio-dia, após o término da Plenária a secretária foi conhecer a comunidade do Bueru, localizada embaixo do viaduto Cangaíba, acompanhada do Padre Emerson, a gerente da CRAS Penha, Márcia Seles, supervisoras e equipe da assistência social na região.
No local, conversou com os moradores, visitou alguns cômodos onde viviam e determinou à gerente do CRAS que voltasse com sua equipe para cadastrar as famílias que ainda não recebiam o bolsa-família, pois o último cadastro na comunidade ocorreu há mais de dois anos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk