Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Prefeitura amplia a rede de acolhimento com nova ILPI na Vila Mariana
Fotos: Wagner Origenes
Por Fernanda Baccaro
Ampliando a rede de atendimento aos idosos em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS, inaugurou na manhã da última terça-feira (22), na região da Vila Mariana, a décima Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município.
Mantida por meio de parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES), a instituição é destinada à moradia permanente ou temporária de 30 idosos com 60 anos ou mais com diferentes necessidades e graus de dependência. No local recebem atendimento qualificado de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas socioeducacionais, entre outros.
A solenidade contou com a participação da secretária Luciana Temer, que acompanhada pela presidente da UNIBES, Célia Parnes, pôde conhecer a casa e acompanhar o atendimento feito pelos profissionais que atuam na casa diariamente, além de assistir a uma apresentação do coral formado por idosos atendidos pela organização em outros serviços.
“Novas ILPIs e Centros Dia [uma novidade da gestão do prefeito Fernando Haddad] foram abertos. Sabemos que ainda falta muito, mas os primeiros passos foram dados. Além disso, outra conquista muito grande foi a parceria inédita que conseguimos na ILPI do Canindé e que hoje conta com um atendimento híbrido [SMADS e Saúde]”, ressaltou a secretária.
A instituição funciona em uma unidade com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social.
O foco principal do serviço é restaurar a autonomia da pessoa idosa, restabelecendo vínculos familiares e sociais com a convivência comunitária entre os conviventes, além de incentivá-los a realizar diariamente atividades socioeducativas, como oficinas de pintura, corte e colagem.
As vagas na instituição são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Vila Mariana, que fica na Rua Madre Cabrini, 99.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk