Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 2 de Janeiro de 2017 | Horário: 16:13
Compartilhe:

Prefeitura institui o programa “São Paulo Cidade Linda”

-

Foto: Fabio Arantes/SECOM

Com o objetivo de revitalizar áreas degradadas da cidade, o prefeito João Doria acompanhou as equipes de zeladoria da Prefeitura na manhã desta segunda-feira (02), no lançamento do Programa Cidade Linda.

A ação, iniciada na Avenida 9 de Julho, contempla serviços de manutenção de logradouros, conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pixações, troca de lixeiras, e reparo de calçadas. O programa conta com representantes do governo, iniciativa privada e ONGs. “Queremos convocar gradualmente a população a também colaborar com o programa”, disse o prefeito.

Os trabalhos serão periódicos em diversos pontos da cidade. Para apoiar os trabalhadores de limpeza e demonstrar a importância do engajamento dos servidores, o prefeito e toda a equipe usaram uniformes de gari.

“Este é o primeiro dia útil do nosso mandato, e já começamos trabalhando. Desde as 6h da manhã com todos os secretários, todos os presidentes das empresas públicas municipais estão aqui. E estamos aqui dando um exemplo de servidor. Eu sou um servidor público, todos os demais secretários que estão aqui presentes”, afirmou Doria.

A iniciativa na região da Avenida 9 de Julho será realizada até a próxima quarta-feira (4) e contará com o serviço de 1.291 pessoas e com a utilização de 176 equipamentos, entre caminhões, varredeiras mecânicas e triciclos.


População em situação de rua

Antes do início do São Paulo Cidade Linda, equipes da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) fizeram abordagem em todos os locais ocupados por pessoas em situação de rua, no território que recebeu a ação de zeladoria. Para aqueles que optaram por ir para abrigos, a Prefeitura realizou o encaminhamento aos serviços. Também foi realizada a limpeza de um espaço sob o Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, que conta com quadras poliesportivas ao lado, para receber as pessoas que não aceitaram o abrigo.


Foto: Wagner Origenes

“Vínculo é a palavra-chave para o trabalho de assistência social. Muito antes da ação, fizemos um trabalho para perguntar o que aquelas pessoas queriam e o que a Prefeitura podia fazer por elas. Neste primeiro momento, tentamos dar mais dignidade para essas pessoas, mas não é o ideal ainda. Esse é o atendimento real, mas para ter o ideal, a secretaria terá de fazer ainda mais”, afirmou a secretária Soninha Francine.

De acordo com Soninha, a ideia é mudar a concepção dos atuais centros de acolhida para o futuro Espaço Vida. “O objetivo é fazer com que esses espaços não sirvam somente para pernoitar, com uma outra atividade durante o dia. Queremos que as pessoas estudem, se capacitem e principalmente, tenham a oportunidade de trabalho, gerando emprego e renda, para que elas tenham autonomia. É fazer o curso de panificação, produzir os pães do próprio abrigo, mas avançar para, por exemplo, vender esses pães na vizinhança”, disse.

Programação

O Cidade Linda continua em janeiro na Avenida Paulista (nos dias 7 e 8), na Avenida 23 de Maio (nos dias 14 e 15), Avenida Santo Amaro (nos dias 21 e 22) e Avenida Tiradentes (nos dias 28 e 29).

Em fevereiro, é a vez da Avenida Mateo Bei (nos dias 4 e 5), Avenida Ipiranga e Avenida São Luis (nos dias 11 e 12), Centro Histórico (Praça da Sé, Líbero Badaró e Pateo do Colégio, nos dias 18 e 19) e Avenida Cruzeiro do Sul (nos dias 25 e 26).

“Essa ação vai acontecer todos os meses, nos próximos quatro anos. Nós não vamos parar mais. Essa mesma operação, Cidade Linda, que vocês estão vendo hoje aqui, vai ocorrer toda semana. Na semana que vem, na Avenida Paulista, em homenagem a avenida mais importante de São Paulo, que celebra o aniversário da cidade no dia 25, então, na semana que vem estaremos na Avenida Paulista. Cedo e, mais uma vez, todos vestidos de gari, em uma demonstração de igualdade, humildade e trabalho”, afirmou Doria.

As ações do São Paulo Cidade Linda serão coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Obras, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação

 

collections
Galeria de imagens