Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019 | Horário: 16:38
Compartilhe:

Centro Dia Guadalupe visita o Zoológico de São Paulo

O grupo assistiu a um vídeo no auditório e parte dele realizou um percurso guiado

 Alguns idosos caminhando, outros de cadeiras de rodas, seguindo o guia pelo Zoológico de São Paulo.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Centro Dia Guadalupe realizou, no dia 16/09, uma visita ao Zoológico de São Paulo. O passeio contou com a participação de 19 idosos que frequentam o espaço.

O objetivo da visita foi promover a integração do idoso com a sociedade, reforçando a ideia de que o lazer na terceira idade possibilita adquirir experiências e proporcionar novos olhares. A programação do passeio, que ocorreu no período da manhã, contou com a exibição de um vídeo de apresentação sobre o zoológico no anfiteatro e visita guiada. Os idosos que possuíam mais mobilidade visitaram todo o espaço, passando pelos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados. Atualmente o zoológico conta com uma área de aproximadamente 900.000 m², com cerca de 2.000 animais.

Para o representante do Centro Dia Guadalupe que acompanhou o passeio, Diego Aguiar, a experiência foi muito positiva. “Os idosos foram muito bem recebidos pelo zoológico e aproveitaram bastante à experiência do passeio. Ao final foi oferecido um lanche no local” relata Aguiar.

As atividades são fundamentais para a rotina diária dos idosos, segundo Cristina Mori, irmã de uma das conviventes do serviço. “Minha irmã, a Márcia, frequenta o espaço há mais de dois anos e estava aguardando ansiosamente para o evento. Ela estava muito contente quando retornou para casa e os animais que mais chamaram sua atenção foram os camelos e as araras” conta Cristina.

O Centro Dia é um espaço de convivência feito para atender, principalmente durante o dia, pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, com grau de dependência física e/ou cognitiva. O projeto oferece ainda alimentação, banho, higiene e auxilio, proporcionando assim serviços de proteção social e cuidados especiais para essas pessoas. 


11 idosos sentados em um ônibus acompanhados de duas representantes do Centro Dia Guadalupe.

 

collections
Galeria de imagens