Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Família acolhedora produz música para criança acolhida
Texto: Marianne Seixas Abreu
Fotos: Youtube
Um núcleo familiar que faz parte do Família Acolhedora Fazendo História, localizado na Sé, região central de São Paulo, produziu uma música chamada “Tropeçando em brinquedos”.
O serviço incentiva a produção de conteúdo das famílias acolhedoras como forma de lidar e entender o processo de acolhimento do início ao fim. A família que criou a música está saindo de seu primeiro acolhimento e sua melodia conta como é a sensação de cumprir essa etapa na vida deles e na da criança.
O equipamento realiza duas atividades para as crianças acolhidas: a primeira é o livro “Histórias que Curam” em que as crianças têm registrado tudo sobre a sua trajetória, para que elas saibam e se orgulhem de onde vieram. A segunda é um álbum de fotos compartilhado onde é arquivado fotos de todos os processos da criança com a família biológica e a família acolhedora, em todas as suas fases.
O serviço está estruturado nos princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é referenciado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Tem como objetivo garantir a convivência familiar e comunitária de crianças que passam por essa modalidade de acolhimento.
Para ser uma família acolhedora é necessário passar por formação e ter o acompanhamento de uma equipe técnica composta por assistentes sociais e psicólogos. Assim as famílias aprendem a lidar com o acolhimento temporário.
A gerente do local, Sara Luvisotto, relata que “o acolhimento é transformador para as famílias acolhedoras e biológicas e também para as crianças. A música retrata muito sobre como é cuidar sem esperar nada em troca”.
A música Tropeçando em Brinquedos pode ser conferida no YouTube pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=NFesDeNZpKg
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk