Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Unidade Móvel do CadÚnico faz cadastro itinerante nos bairros
Texto: Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Orígenes
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), lançou em junho, a Unidade Móvel do CadÚnico para atendimento quinzenal de cadastramento e atualização do Cadastro Único nos bairros da cidade de São Paulo. Os munícipes de cada região também podem tirar dúvidas dos programas de transferência de renda e a situação do cadastro.
A cada quinze dias, quatro vans são instaladas em pontos diferentes de dois territórios estipulados pela Supervisão de Assistência Social e divulgados pelos serviços da assistência social. O calendário foi priorizado pelos distritos com maior concentração de cadastros desatualizados definidos pela Coordenação de Gestão de Benefícios. Até esta sexta-feira (25), a ação acontece nas regiões do Capão Redondo e Cidade Ademar. Na próxima semana, entre os dias 29/06 e 09/07, a ação ocorrerá em Sapopemba e Brasilândia simultaneamente.
“As ações são uma grande oportunidade para que as pessoas possam se cadastrar ou atualizar seus dados do CadÚnico”, explica a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella. “Muitos não tiveram acesso aos programas sociais e benefícios oferecidos às pessoas de baixa renda na pandemia por estarem com dados desatualizados”, completa.
Durante a última ação realizada no Grajaú, foram 2.273 atendimentos realizados, e 2.224 no Jardim Angela, entre os dias 1 e 11 de junho, aproveitando os espaços dos Centros Educacional Unificado (CEUs), Centro para Crianças e Adolescentes (CCAs), associações, organizações parceiras, Praças, entre outros, conforme disponibilidade nos locais.
Os atendimentos são das 09h às 16h, organizado em ordem de chegada com distribuição de senhas e seguem os protocolos sanitários, garantindo a organização das filas, medição de temperatura, máscara e álcool gel disponíveis aos munícipes.
CadÚnico
O CadÚnico permite o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família. Para cadastro, é preciso ter em mãos documentos de todos os membros da família, como RG e CPF. Comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajuda no momento do atendimento.
Endereços das vans
Grajaú: de 01/06 a 11/06
- CEU Três Lagos: Rua Maria Moura da Conceição, s/nº - Jardim Belcito
- Associação União Beneficente das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem: Rua São Lucas, 98 - Chácara Gaivotas
Jardim Ângela: de 01/06 a 11/06
- CCA Instituto Rural: Rua Doutor Otavio Neves, 10 – Vila do Sol
- ARCO Associação Beneficente: Rua Licínio Felini, 97 - Chácara Flórida
Capão Redondo: de 15/06 a 25/06
- OSC Macedônia: Rua Jorge Colaço, 150 - Jardim Macedônia.
- CIC Feitiço da Vila: Estr. de Itapecerica, 8887 - Parque Fernanda
Cidade Ademar: de 15/06 a 25/06
- CCA Seara Bendita - AV YERVANT KISSAJIKIAN, 2858 - VILA MISSIONÁRIA
- Praça Bacharel Fernando Braga Pereira da Rocha - altura da Av. Cupecê, 5.400/5.500
Brasilândia: de 29/06 a 08/07
- Centro Comunitário Enrico Giust: Rua Santo Dias, 08 – Jd Paulistano
- Fábricas de Cultura da Brasilândia: Av. General Penha Brasil, 2508
Sapopemba: de 28/06 a 08/07
- CEDESP CIAP SÃO PATRÍCIO: Rua Esquivel Navarro, 677 – Sapopemba
- CCA NOSSA SENHORA PAZ: Rua Gregório Petondi, 33 - Fazenda da Juta
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk