Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Núcleo de Convivência para Adultos em situação de rua é inaugurado no centro da cidade
Novo serviço é mais uma ação da Prefeitura frente ao aumento da população
em situação de rua na região central
Texto: Roberto Vieira
Fotos: Rogério Gomes
O 12º Núcleo de Convivência inaugurado nesta terça-feira, 22, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) terá um papel importante no atendimento da população em situação de rua do centro da cidade. Após a divulgação do Censo 2021 - antecipado pela Prefeitura de São Paulo por conta da pandemia – o início do novo serviço se tornou ainda mais necessário, visto que o levantamento apontou que a maior concentração de pessoas que vivem nesta condição está na região central da cidade.
"Um dos equipamentos mais importantes no restabelecimento de vínculos familiares e fortalecimento das relações com as equipes que fazem o atendimento à população em situação de rua é o Núcleo de Convivência. É neste espaço que existe o atendimento social, o trabalho reinserção familiar e a oferta de banho e de refeições. A gente sabe que a rua rouba a dignidade das pessoas. e quanto mais tempo ela vive nas ruas, mais ela se distancia de outras identidades que tinha. O Núcleo de Convivência Rodrigo Silva está em um ponto crucial da cidade, no centro, e será um importante instrumento para o resgate da dignidade dessas pessoas", afirma o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.
O serviço inaugurado irá incrementar as iniciativas já realizadas pela Assistência Social, contribuindo para minimizar os efeitos negativos da pandemia. Além do atendimento social, direcionado para o desenvolvimento de reinserção social na perspectiva de construção de vínculos interpessoais e familiares, o Núcleo de Convivência oferece diariamente 600 refeições, sendo 200 no café da manhã, 200 no almoço e 200 no jantar.
O prefeito Ricardo Nunes tomou café com os usuários do serviço e destacou a importância da parceria entre o Executivo e a Associação Comercial de São Paulo para viabilizar o equipamento com rapidez e qualidade. “A construção desse espaço foi feita com recursos totalmente da Associação Comercial, em torno de 2 milhões de reais. Essa doação é da Associação Comercial para a cidade de São Paulo, em especial, as pessoas em situação de rua. Nós agradecemos muito, agradecemos de coração”, disse Nunes.
“Nós estamos vendo o grande esforço do prefeito Ricardo Nunes para enfrentar e tentar resolver essa difícil situação das pessoas em situação de rua. Nós entendemos que somos parte de uma sociedade e essa solução não é de um prefeito, mas da sociedade. Então a Associação Comercial ajudou na construção desse Núcleo exatamente para dar mais dignidade”, afirmou Alfredo Cutait, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
Sobre o novo Núcleo
O espaço foi construído com o apoio da Associação Comercial de São Paulo e conta com oito contêineres divididos entre salas de convivência, atendimento social, segurança, administração, banheiros e almoxarifado. O refeitório, que tem capacidade para 200 pessoas, bem como os banheiros comuns e acessíveis, estão instalados na parte construída do equipamento.
O Núcleo conta com agentes operacionais, orientadores socioeducativos, assistentes sociais e assistentes técnicos que atendem pessoas adultas, de ambos os sexos, em situação de rua, acima de 18 anos, acompanhados ou não de filhos. O custo mensal do equipamento pouco mais de R$ 200 mil.
Por fim, o prefeito Ricardo Nunes reafirmou o compromisso da atual gestão municipal com as pessoas em situação de rua, entendendo a realidade de cada um e buscando alternativas caso a caso. “O que nós temos que fazer, e esse é um compromisso meu, não apenas como prefeito, mas como cristão, é fazer com que todas as pessoas que quiserem sair das ruas sejam atendidas, de forma carinhosa, com o trabalho da prefeitura”, concluiu.
Serviço
Equipamento: Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua ‘Rodrigo Silva’
Endereço: Praça Carlos Gomes, 130 – Centro
Horário de funcionamento: 07h30 às 20h00
Rotina: Os usuários podem tomar banho (com kit para banho e toalhas), lavar roupas utilizando máquinas ou tanques em dois períodos. Há oferta de atendimento social, oficinas de corte de cabelo, inserção em cursos e criação de currículos.
Atividades diárias direcionadas para o desenvolvimento de reinserção social, na perspectiva de construção de vínculos interpessoais e familiares que possibilitem a construção do processo de saída das ruas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk