Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Pop Rua Jud Sampa: 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua começa nesta terça, dia 15, com participação de SMADS
Texto: Larissa Rodrigues
Arte: Livia Vollet
Com mais de 30 serviços e participação de mais de 40 entidades, será realizado nesta semana o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, também chamado de Pop Rua Jud Sampa. Os serviços estarão disponíveis entre os dias 15 e 17 de março, de terça-feira a quinta-feira, sempre desde o período da manhã e até as 15h, na Praça da Sé.
As atividades são multidisciplinares e contam com participação, por exemplo, das equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
Na relação de serviços disponíveis na área da Saúde estão: vacinação contra Covid–19 (1ª e 2ª doses, além de dose de reforço); aferição de pressão arterial; orientação para diabetes; erradicação da Tuberculose; saúde bucal; orientação sobre álcool e drogas; refeições e varal solidário.
A SMADS contará com unidade móvel do Cadastro Único (CadÚnico) especialmente instalada no local para o atendimento de programas sociais, realização de cadastro e/ou atualização de cadastros de famílias de baixa renda para recebimento de benefícios sociais.
Já a SMDHC oferecerá unidades móveis de atendimento a mulheres vítimas de violência, população LGBTQI+ e imigrantes. Serão ainda disponibilizados serviços para emissão e regularização de documentos.
Por sua vez, a SMDET disponibilizará uma unidade móvel para cadastro e atualização em programas como o do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate).
Para quem precisar tirar dúvidas judiciais, haverá advogados voluntários e públicos, estagiários, magistrados, peritos judiciais, promotores, procuradores da República e servidores públicos prontos para oferecer uma consulta com orientação a respeito de benefícios previdenciários, auxílio-emergencial, FGTS, PIS/Pasep, seguro-desemprego, livramento condicional; defesa em processos criminais, direito de família, direito assistência, direito de família e direito à saúde.
Cuidados com o visual e até serviços para os animais de estimação da pop rua
No mesmo mutirão de serviços, homens, mulheres, crianças e adolescentes poderão ter a oportunidade de cortar cabelo, fazer serviços de maquiagem e esmaltação das unhas.
O mutirão não deixou de fora nem mesmo os animais de estimação das pessoas em situação de rua. Haverá na Praça da Sé um espaço de atendimento especial para eles.
Infraestrutura e Legislação
O evento contará com outros serviços de infraestrutura providenciados pela própria Prefeitura para viabilizar o mutirão.
Assim, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) fornecerá materiais e serviços necessários à realização do evento. A Subprefeitura da Sé será a responsável pela limpeza no local antes, durante e depois da ação.
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) disponibilizará wi-fi para uso de todos os participantes, de modo a garantir que as consultas e emissão de documentos possam ser realizados.
E a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) enviará o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para auxiliar na organização e garantir a segurança de
todos durante o mutirão.
O Pop Rua Jud Sampa atende a Resolução do CNJ de nº 425/2021, que foi aprovada em setembro de 2021 e instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.
A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, sob coordenação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk