Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
SMADS inaugura terceiro Saica na região do Jabaquara
O Saica Lar Maria de Nazaré 7 é o 128º inaugurado pela Prefeitura de São Paulo
Texto: Larissa Rodrigues
Foto: Luiz Rocha Pombo
Na manhã desta quinta-feira, 24 de março, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou a inauguração oficial do terceiro Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) da região do Jabaquara, na zona sul da cidade de São Paulo. O Lar Maria de Nazaré 7 possui capacidade para atender até 15 crianças, com idades entre 0 e 17 anos e 11 meses.
Na ocasião, o secretário de Assistência Social Carlos Bezerra Jr. fez o descerramento da placa do novo serviço, que realiza atendimentos desde o início do mês e conta, até o momento, com seis adolescentes. Bezerra - que esteve ao lado da juíza Ana Paula de Oliveira Reis e da promotora Maricelma Rita Mileiro, ambas do Tribunal de Justiça de São Paulo da Vara da Infância do Jabaquara - destacou a importância dessa modalidade de equipamento e elencou os desafios que estão postos na perspectiva da Prefeitura de ofertar aos acolhidos um novo caminho.
“A gente tem o desafio não apenas de acolher essas crianças, que vem de vivências complexas, rompimentos familiares, que vem muitas vezes vítimas de violência, de uma série de violação de direitos e muitas delas do núcleo mais sagrado, mais íntimo, que deveria ser aquele núcleo de segurança e proteção, que é o da família, que é a perda disso, e oferecer um caminho de acolhimento de reconstrução da identidade. Mas eu diria que tem um desafio ainda maior, que é transformar esse espaço aqui, em um espaço de afeto genuíno, de amor”, disse.
O Saica Lar Maria de Nazaré 7 é uma parceria da SMADS com a organização Instituto Novos Horizontes, que já administra outros cinco Saicas na cidade, além de um Centro Dia para Idosos (CDI) e uma Instituição de Longa Permanência para Idosos - (ILPI).
O novo serviço conta com uma equipe de profissionais (assistente social, psicólogo, pedagogo, nutricionista, técnicos e orientadores socioeducativos) que conduzem e auxiliam na rotina do equipamento, responsáveis também pelas atividades como oficinas de música, teatro, artesanato, passeios e jardinagem, além de rodas de conversa.
Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica)
O Saica é um equipamento que oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, em situação de medida de proteção e situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
A SMADS possui, atualmente, 128 unidades de Saica em todas as regiões da cidade de São Paulo, que totalizam 1.920 vagas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk