Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
SMADS inaugura oficialmente SASF que atende mil famílias no Jardim Laranjeiras
Texto: Larissa Rodrigues
Fotos: Luis Rocha Pombo
A zona leste da cidade de São Paulo ganhou mais um serviço implantado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) nesta terça-feira (14). Trata-se do Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica (SASF) Comunidade Iguatemi em Foco I, que fica no Jardim Laranjeira e vai atender mil famílias.
“Quando eu fui ao teatro eu nem consegui falar, mas a sensação que eu tive foi muito boa. Eu chorei toda a peça, Conde De’La Mancha, e chorei porque fiquei pensando, o que eu estou fazendo aqui? Esse não é o meu lugar. Eu chorei todo o tempo, mas foi a melhor experiencia que eu tive, e foi graças ao Sasf que conseguiu levar a gente para lá, e foi muito bom”, contou Luciana Rosa do Carmo, 47 anos, convivente do serviço há quatro meses.
O SASF Comunidade Iguatemi em Foco I é um dos quatro serviços dessa modalidade da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e está responsável por atender a demanda da região de São Mateus.
“A inauguração do serviço é extremamente simbólica. É uma área de muita vulnerabilidade, e esse é um serviço que atende mil famílias. É um passo muito importante no sentido de garantir vínculos familiares, reestruturação afetiva, trabalho de proteção contra a violência com as crianças. Enfim, o trabalho desses agentes sociais que atuam no território, é fundamental na valorização dessas pessoas que estão aqui, dando voz aqueles que se sentem invisibilizados e garantindo os direitos de uma população de uma área tão vulnerável. Eu espero de verdade que a gente consiga ampliar mais rapidamente outros serviços por aqui”, declarou o secretário de Assistência Social, Carlos Bezerra Jr., durante a cerimônia.
Com oficinas de barbearia, design de sobrancelhas e panificação, o SASF é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Educacional de Base Sitio Pinheirinho (CEBASP). Serão realizadas buscas ativas no território, visitas domiciliares às famílias e o Programa Criança Feliz do Governo Federal, que consiste no acompanhamento de crianças de zero a cinco anos, gestantes e pessoas com deficiência.
SASF
Serviço voltado para famílias com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade, o SASF tem a principal finalidade de acompanhar e monitorar desses núcleos familiares, que são encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
O principal objetivo do SASF é auxiliar na redução do descumprimento de condicionalidades do Programa Auxílio Brasil e a prevenção do surgimento de novos casos, prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais, além de identificar demandas das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e inserção na rede de proteção social, entre outros.
Atualmente, a SMADS conta com 68 serviços com essa tipologia, que totalizam 68.000 vagas distribuídas pelas diferentes regiões da cidade de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk