Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Assistência Social inaugura 90° Núcleo de Convivência de Idosos na capital
Texto: Marianne Seixas
Fotos: Larissa Rodrigues
Na manhã dessa terça-feira (28), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou oficialmente o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) – Vovó Cecilia, em Guaianases, zona leste. O equipamento, que é o segundo serviço dessa modalidade no território, conta com 200 vagas para atendimento.
O NCI é um serviço vinculado a Coordenação de Proteção Social Básica da SMADS, destinado aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social. A modalidade oferece atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo a construção de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
A inauguração do novo NCI da cidade de São Paulo contou com a presença do Secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr, que comentou a importância do NCI na vida dos idosos e o que eles ganham ao frequentarem o serviço.
“Espaços como o NCI são fundamentais, porque são locais em que se pode aprender e compartilhar aquilo que aprendeu juntos. Esse tipo de trabalho é super importante para combater a solidão e para um envelhecimento saudável” afirmou o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.
O equipamento é administrado pela SMADS por meio de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Amigos e Terceira Idade Esperança Jardim Monte Azul, com repasses mensais no valor de R$ R$ 44.663,33. O serviço está localizado na Estrada Nossa Senhora da Fonte, 520.
Rede Socioassistencial
A rede socioassistencial da Prefeitura conta, atualmente, com 90 NCI’s que totalizam mais de 12 mil vagas. Os serviços são de convivência e fortalecimento de vínculos com objetivo de oferecer proteção social a idosos, com prioridade para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; oriundos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; que apresentam vivências de isolamento, violência, apartação, conflitos, abandono, confinamento, preconceito/discriminação por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e aqueles cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.
O NCI contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk