Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
CCA na zona oeste promove atividade em homenagem às mulheres
Texto: Matheus Nascimento
Fotos: Arquivo SMADS
Para enfatizar a força feminina nas batalhas do dia a dia, as crianças do CCA ‘Vila Anglo’, localizado na zona oeste da cidade, realizaram ontem (08) uma apresentação de homenagem do Dia Internacional das Mulheres.
Gabriela Ribeiro de Paula, orientadora do ‘Vila Anglo’, contou que eles realizaram um café e uma roda de conversa sobre esses temas e tudo o que envolve o Dia Internacional das Mulheres. A partir disso, eles começaram a ensaiar a música para a homenagem.
“Com uma linguagem bem simples conseguimos abordar a importância de promover os direitos, a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Explicamos que a primeira comemoração foi em 1908, nos Estados Unidos, e que a data comemorativa entrou oficialmente no calendário da ONU em 1975”, lembrou Gabriela.
As mulheres que participaram da roda de conversa foram homenageadas não só com a música, mas também com algumas lembrancinhas produzidas com muito amor pelas crianças. Além das mulheres da unidade, estiveram presentes as mães, avós e demais responsáveis dos conviventes desse serviço.
“A afetividade que as mães e mulheres próximas das crianças têm foi o que mais ajudou as colaboradoras do serviço a mostrarem o quão valioso é o cuidado feminino sobre os seus filhos, netos, bisnetos. Tenho certeza de que o nosso pessoal também recebe o mesmo carinho que as mães, avós e responsáveis deles já recebem”, afirmou a orientadora.
“Também ouvimos as meninas e pedimos para elas escreverem qual o posicionamento elas teriam sobre diversas situações que elas podem vir a viver enquanto mulheres. Aproveitamos esse momento para mostrar a elas as profissões em que as mulheres ainda precisam ser mais valorizadas”, contou Gabriela.
O empoderamento, a autoestima, a empatia e principalmente a dedicação pela profissão são características fundamentais para a manutenção da qualidade de vida das pessoas, e justamente por isso elas são trabalhadas cotidianamente com as mulheres que atuam e com as meninas que frequentam os serviços para crianças e adolescentes da SMADS.
A atividade contribuiu para estimular as crianças a descobrirem seus potenciais, seja na própria música ou em outros gêneros artísticos. Na apresentação interpretaram a música ‘Dona de Mim’, da cantora Iza.
“A escolha da canção partiu das próprias crianças, que decidiram cantá-la porque a letra traz temas como superação e sobre a caminhada da mulher na luta para alcançar seus objetivos”, disse a gerente do serviço, Jupira Moreira.
As lembrancinhas foram flores de papel crepom, cartões com mensagens, desenhos das mulheres mais importantes da vida, entre outras. O objetivo é deixar que a criatividade fosse despertada enquanto produziam e disponibilizar um “agrado” para as crianças que não podem presentear suas mães.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk