Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
CEDESP é porta de acesso e promove novos desafios profissionais
Texto: Victor Benevides
Fotos: Acervo
Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com um serviço que se destaca em capacitar cidadãos.O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) é uma luz e uma nova porta para muitos jovens e adultos que estão em vulnerabilidade social, que enfrentam dificuldades para conseguir um primeiro emprego ou a reinserção no mercado de trabalho.
Filipe Casalvari, 21, é um desses exemplos. Após passar por cursos de administração, desenho mecânico, o jovem se encontrou após o curso de mecatrônica. “Hoje eu estou na área que estudei, e não me vejo fora dela”. Filipe, que hoje atua como inspetor de qualidade, comentou também sobre pequenas coincidências na sua jornada profissional que o incentivam ainda mais. “Além de toda essa história com o CEDESP, meu líder no trabalho também foi aluno da mesma unidade do serviço que eu”, comenta o ex-aluno do CEDESP ‘Dom Bosco’.
O encanto por este tipo de serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) é tão grande que diversos profissionais já foram alunos. Esse é o caso do José Augusto Freire, 24, professor no CEDESP ‘Anna Lapini’ há dois anos. “Quando eu era aluno, os recrutadores gostavam de saber que eu já estava me profissionalizando. Meu papel é iniciá-los ou reinseri-los no meio de trabalho”, afirmou o educador, que é responsável pelo ensino de 40 jovens e adultos e foi aluno do CEDESP nos cursos de administração e RH, informática e web, além de montagem e manutenção de computadores.
O trabalho do CEDESP vai além da capacitação profissional, o serviço busca promover a inserção social dos alunos, oferecendo-lhes suporte psicossocial e educacional, para que eles possam desenvolver habilidades emocionais e ampliar sua visão de mundo, proporcionando-lhes uma formação de qualidade para construir uma trajetória profissional sólida e promissora.
Em suma, o CEDESP é um exemplo de que investir em educação e formação profissional é transformador para a vida dos jovens em situação de vulnerabilidade social. O serviço vem cumprindo um papel fundamental na construção de vidas, proporcionando novas perspectivas para os atendidos.
A Prefeitura dispõe de 58 unidades do CEDESP, que totalizam 11.340 vagas. Para tornar-se aluno, o interessado deve comparecer a uma unidade do Centro de referência de Assistência Social (CRAS) ou do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) ou buscar o CEDSP mais próximo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk