Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Ampara SP: Prefeitura lança projeto com foco no atendimento integral complementar à abordagem social da população em situação de rua
A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inicia nesta segunda-feira (10), na Praça Armênia, o projeto ‘Ampara SP’, que traz um conceito complementar à abordagem já existente às pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. O foco no atendimento integral tem escuta e acolhimento feitos por profissionais interdisciplinares. O projeto piloto é um aprimoramento das medidas já adotadas pelas equipes da SMADS e das Subprefeituras.
O Ampara SP percorrerá pontos com maior concentração de moradores em situação de rua da capital, mapeados previamente pelas equipes técnicas da Secretaria. Com duração de 24 horas por dia, o trabalho ininterrupto das equipes será realizado nos sete dias da semana, e contará com 46 técnicos especializados, sendo que, destes, 20% possuem trajetória de rua e 10% são LGBTQIA+.
A iniciativa da Prefeitura de São Paulo é um desdobramento do Programa Reencontro, instituído pelo Decreto n° 62.149 de 2023, no âmbito da Política Municipal para a População em Situação de Rua, Lei n° 17.252 de 2019. O Reencontro estabelece um conjunto de ações para garantir a proteção social e promover a saída qualificada da situação de rua, a partir da oferta de diferentes estratégias de promoção de direitos com enfoque no acesso à moradia e na inclusão produtiva.
Para o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., a diversidade de atuação do Ampara SP e o método inovador são características do modelo de política social que tem sido implementado na cidade, sob a gestão do Prefeito Ricardo Nunes.
“Nesta gestão estamos empenhando esforços para não só inovar nas propostas, mas trazer meios de melhorar e aperfeiçoar o atendimento na rede socioassistencial. O “Ampara SP” vem ao encontro desses objetivos ao colocar nas ruas equipes tecnicamente multifacetadas, com agentes sociais especializados nas áreas de Assistência Social, Pedagogia, Sociologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, entre outros, e vagas em hotéis, que tem maior adesão por parte das pessoas que se encontram em situação de rua, prontas para atender os encaminhamentos realizados por essas equipes”, disse.
Sobre o projeto
Com o projeto Ampara SP, a SMADS pretende implementar uma diversidade de metodologias e ações de especialistas que estarão empenhados para sensibilizar as pessoas sobre as questões acerca da situação de rua, da oferta de atendimento na rede socioassistencial, bem como do acolhimento e qualificação profissional. O diálogo estabelecido neste projeto está fundamentado em práticas recreativas, artísticas, culturais, além de intensivos diálogos para a consolidação de uma comunicação acolhedora, humanizada e assertiva.
O Ampara SP dispõe de uma equipe de profissionais capazes de proporcionar atendimentos interdisciplinares voltados ao desenvolvimento integral e conta com agentes sociais, arte educadores, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e sociólogos. Esta abordagem holística interdisciplinar tem como objetivo promover o resgate do pertencimento por meio do processo de fortalecimento do vínculo socioafetivo e da confiança.
Quando desejarem, os abordados serão encaminhados para vagas contratadas pela Prefeitura em hotéis, localizados no Centro da cidade, que estarão preparados para receber, em equipamentos separados, pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+. Nestes serviços, as pessoas receberão, além da hospedagem, café da manhã, almoço, lanche e jantar. As vagas serão fixas e não apenas para pernoite.
O projeto Ampara SP também desenvolverá ações de sensibilização por meio do estímulo da arte e da cultura como ferramentas de comunicação e desenvolvimento social.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk