Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Sexta-feira, 30 de Junho de 2023 | Horário: 09:04
Compartilhe:

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, Casa Florescer 2 realiza inauguração de novo espaço interno

Evento uniu a comemoração do Dia do Orgulho e a abertura de uma biblioteca para as atendidas

 Texto e Fotos: Arthur Silvestre

Na imagem, a biblioteca inaugurada, na esquerda uma mesa de madeira com uma cadeira preta, em frente a uma parede azul, em cima da mesa um abajur amarelo, e algumas flores em um vaso. Na direita da imagem, um sofá cinza com almofadas laranjas, em frente a uma parede laranja e branca, com quatro quadros pendurados, que formam um quadrado. Na sala também há um tapete com estampa branco e marrom, e um lustre que ilumina o lugar.

Na última quarta-feira (28), o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Mulheres Trans ‘Casa Florescer 2’, localizado no bairro de Santana (zona norte de São Paulo), realizou um evento com dois propósitos: inaugurar uma biblioteca e uma reforma geral do primeiro andar para as atendidas dentro de seu espaço; e celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+. O evento contou com a participação das acolhidas da casa, da equipe do local e de convidados.

Lucas Barreto, gestor da ‘Casa Florescer 2’ e formado em psicologia e gestão pública, comentou sobre a proposta de abrir uma biblioteca para as mulheres acolhidas. “Nós conseguimos florescer esse espaço, transcender e trazer mais cores. Quisemos atrelar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ com a inauguração, para mostrar que podemos trazer orgulho e brilho nesse dia. O orgulho fala sobre cores, e agora a casa está cheia de cores”, disse.

Na imagem, várias pessoas reunidas para uma foto.

A ‘Casa Florescer 2’ hoje conta com 30 acolhidas em seus serviços e é especializada no acolhimento de mulheres trans em situação de vulnerabilidade. “Estar aqui é estar vivendo um sonho, é tudo de bom estar aqui, estou realizada. Comemorar o Dia do Orgulho aqui é estar melhor do que nunca, e sempre queremos ver um dia melhor em um dia tão importante quanto esse”, relatou Bianca Fernandes, de 30 anos de idade, que é uma das mulheres atendidas hoje na casa.

A inauguração do espaço e a revitalização do primeiro andar foram frutos de uma parceria do equipamento com as empresas ‘Westwing’, de casa e decoração, e a empresa ‘ARQTAB’, escritório de arquitetura e interiores.

collections
Galeria de imagens