Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
SMADS inaugura oficialmente CDI Recanto de Amor, o primeiro em São Mateus
Texto: Larissa Rodrigues
Fotos: Arthur Silvestre
Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou o Centro Dia para Idosos (CDI) ‘Recanto de Amor’, localizado à rua Ângelo Candia, 2005/2007, em São Mateus, zona leste da capital. O serviço é o primeiro desta tipologia no território.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., prestigiou o evento e realizou o descerramento da placa de inauguração. "Eu vi os cobertores de cada um dos idosos separados, os travesseiros etiquetados com nome. Vi o nome de cada um dos atendidos escritos nas folhas de uma árvore pintada na parede do serviço. O nome disso é humanização, algo que essa gestão prioriza, algo tão importante que faz toda a diferença”, ressaltou.
Os CDIs são equipamentos que atendem a idosos de ambos os sexos que possuem limitações para realização das Atividades de Vida Diária (AVD) e que convivem com suas famílias, porém não dispõem de atendimento em tempo integral no domicílio.
No caso do ‘Recanto de Amor’, a capacidade de atendimento será de até 30 idosos, oferecendo quatro tipos de refeições diárias: café da manhã, almoço e dois lanches durante o período da tarde. Além disso, são desenvolvidas atividades de dança, música, pintura, artesanato, capoeira, atividade física e sessões de fisioterapias.
Para desenvolver a autonomia dos idosos, o serviço também oferece atividades de premiação interna, em que os atendidos recebem vale-compras para serem utilizados na lojinha de roupas e no SPA, localizados no interior do serviço. Vale destacar que as ofertas de roupa e serviços do SPA são gratuitas, e a atividade tem como objetivo dar maior independência aos idosos de forma lúdica e divertida.
“A inauguração de hoje significa muito pelo fato do nosso trabalho estar sendo divulgado e ser o primeiro Centro Dia da região de São Mateus. Eu estou muito feliz por este momento”, contou a gerente do CDI, Sandra Feitosa.
O equipamento funciona de segunda a sexta, das 07h às 19h, e é administrado pela SMADS por meio de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Comunitária e Beneficente Padre José Augusto Machado Moreira com repasses mensais no valor de R$ 119.742,08.?
Ao todo, a OSC possui 29 parcerias com a Secretaria, sendo: um CDI; três Serviços de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPSCAVV); cinco Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA); dois Núcleos de Convivência De Idosos (NCI); cinco Centros para Crianças e Adolescentes (CCA); um Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF); cinco Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA); um Centro para Juventude (CJ); dois Centros de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM); uma Residência Inclusiva (RI); uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e dois Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD).
Rede socioassistencial
A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo oferta serviços nas modalidades de acolhimento e convivência exclusivos para idosos, que totalizam mais de 16 mil vagas em 144 equipamentos com seis diferentes tipologias. São eles: 14 Centros de Acolhida Especial (CAEs) para Idosos; 16 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); 87 Núcleos de Convivência de Idosos (NCIs); 25 CDIs; um Centro de Referência do Idoso (CRECI) e um Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk