Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Cras e Creas da Vila Mariana ampliam a rede socioassistencial do Município
Texto: Simone Mourão
O prefeito de São Paulo e a secretária de Assistência Social entregaram ontem o 15º Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na oportunidade, apresentaram também as novas instalações da 44ª unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vila Mariana. Os equipamentos prestarão serviços voltados à população em vulnerabilidade social da Cidade. Desde que começaram a ser descentralizados, em abril de 2009, os Cras já realizaram 1,8 milhão de atendimentos na Capital.
“Antes, existia uma demanda reprimida na cidade de São Paulo. Com a recuperação e criação desses centros, a rede social foi totalmente ampliada e agora chega à Vila Mariana, um bairro de classe média que também possui uma população que necessitava deste equipamento e agora não precisa mais se descolar para as regiões vizinhas”, afirmou o prefeito.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Vila Mariana é a 15ª unidade da rede, das quais duas são destinadas exclusivamente ao atendimento à população em situação de rua. O Creas trabalhará integrado com o Cras e proporcionará atendimento especializado nas situações de violação dos direitos, como violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos. Uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e advogado, será responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como pelo encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial, de saúde, de educação e aos órgãos de de Assistência Social da Agenda 2012 cumprida, graças à implantação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas)”, destacou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
A nova unidade do Cras Vila Mariana tem capacidade para atender 5.000 pessoas por mês e conta com salas de atendimento individual e para atividades em grupo, sala de apoio técnico, fraldário, banheiro adaptado para cadeirantes, além de um espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais. Já o Creas Vila Mariana tem capacidade para atender 120 famílias por mês e conta com salas para atendimento, fraldário e banheiro adaptado. Os usuários do serviço terão acesso a benefícios diversos, como a inclusão nos programas de transferência de renda - Bolsa Família, Renda Mínima e Renda Cidadã, apoio, orientação e encaminhamentos para a rede assistencial.
CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é responsável, em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos. Entre janeiro e setembro, a rede Creas atendeu 7.653 pessoas, número que evidencia um aumento de 273% em relação ao mesmo período de 2010.
CRAS
Os Centros de Referência de Assistência Social funcionavam dentro das 31 subprefeituras da Capital. Com a descentralização, o serviço fica mais próximo da população, o que pode ser verificado nos números de atendimentos realizados. Entre janeiro e setembro de 2011, os Cras atenderam 379.040 pessoas, configurando um aumento de 38,4% em relação ao mesmo período de 2010. O Cras e o Creas Vila Mariana estão instalados na rua Madre Cabrini, 99. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk