Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Adolescentes visitam UNIFESP e trocam vivências sobre seus espaços na cidade
Texto: Ana Luiza Martins
Fotos: Acervo
Os atendidos do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Marielle Franco voltaram a se reunir com estudantes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para nova imersão no “Projeto de Cartovivência: mapa e história de vida”.
O projeto de parceria entre os alunos da graduação de Geografia e o CCA propõe conectar os adolescentes com o espaço urbano em que eles vivem através do mapeamento e contato com a cartografia.
As crianças e adolescentes passearam pelas instalações do Campus e puderam conhecer a história do lugar. Elas também bateram um bom papo com a escritora Lilia Guerra, autora de Crônicas para Colorir Cidade e de outras publicações sobre espaço urbano e social e a vivência de pessoas da periferia nas cidades.
Em outubro, os alunos da UNIFESP foram até o serviço, localizado na zona leste, para conversar com os atendidos sobre cartografia e o espaço que eles ocupam. Como tarefa, propuseram que cada um contasse um pouco sobre a relação com seus bairros.
Dos 37 adolescentes que estiveram no Campus na quinta-feira passada (09), cinco quiseram apresentar suas histórias. Isabela Bento foi uma das adolescentes que compartilharam os relatos: "Histórias são para serem contadas. Todos têm sua história e foi interessante conhecer. Elas trouxeram muitos momentos de aprendizado".
Isabela disse ainda que a visita à universidade a animou a seguir buscando seu sonho. “Me motivou a continuar com o meu sonho, que é o de ser professora!”.
Já Ana Livia Silva de Oliveira disse que a visita acendeu nela o desejo de voltar à Unifesp como aluna: "A melhor parte foi saber o que a UNIFESP faz e que um dia eu poderei estudar lá!”.
Ana Lívia disse ainda que gostou de saber da participação dela nas histórias dos colegas e contou que também aprendeu bastante sobre cartografia.
Sobre os CCAs:
O CCA Marielle Franco é um dos 463 serviços dessa modalidade. São mais de 68 mil vagas para crianças e adolescentes entre os 6 e 14 anos e 11 meses.
Além disso, a rede socioassistencial ainda dispõe de outras sete modalidades de serviço com atendimento voltado para crianças, cada um com suas especialidades.
Para saber mais, acesse: /web/assistencia_social/w/comas/333181
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk