Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 | Horário: 16:02
Compartilhe:

SMADS reúne especialistas no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Seminário “Proteja o Futuro: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” reforça compromisso coletivo na defesa dos direitos fundamentais da infância

Texto: Marianne Seixas
Foto: Marianne Seixas

Na imagem aparecem seis mulheres sentadas em poltronas azuis, com uma camiseta branca com uma estampa de margarida laranja, da campanha


Com o objetivo de unir forças e convocar a sociedade em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e na batalha contra a violência sexual, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA), realizou nessa sexta-feira (17), o seminário “Proteja o Futuro: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, no Memorial da Inclusão, localizado na Barra Funda, zona oeste da cidade.

Pautado pela temática do “Maio Laranja”, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, o evento ratificou o compromisso da sociedade com a proteção dos direitos fundamentais de crianças e jovens. Em um contexto em que a proteção da infância e adolescência se mostra urgente, o seminário desempenhou importante papel na sensibilização da sociedade civil, ao reunir especialistas, profissionais diretos e indiretos da rede socioassistencial e membros da comunidade.

“Hoje estar aqui, fazendo uma discussão, pensando em caminhos, que a gente possa achar alternativas, caminhos para que a gente diminua, não só a desigualdade social, mas que a gente diminua os problemas de violação de direitos. Não pode a cada dez minutos uma criança sofrer violência”, disse Ciça Santos, Secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Através de palestras, mesas de debates e apresentações artísticas, o seminário promoveu uma abordagem múltipla e humanizada, reconhecendo não apenas a gravidade do problema, mas também a importância do apoio emocional e da solidariedade para as vítimas e suas famílias. Ainda destacou o papel crucial da denúncia responsável e do apoio às políticas públicas que fortalecem o sistema de proteção à infância.


Mais de 300 pessoas, incluindo representantes das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Direitos Humanos, Sistema de Garantia de Direitos e estudantes reuniram-se no evento pela conscientização e no debate de ações preventivas e de combate ao abuso infantil em todas as suas formas. A ampla participação de diferentes áreas e camadas sociais reforça o compromisso coletivo em construir um futuro mais seguro e digno para crianças e adolescentes, e a certeza que proteger o futuro é um dever de todos.

 

Rede Socioassistencial

A SMADS possui uma malha diversificada de serviços voltados às crianças e aos adolescentes que vivem em situação de rua ou de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, compreendidos no âmbito da Proteção Básica e da Proteção Especial, que incluem serviços de média e alta complexidade. São, ao todo, 755 serviços exclusivos de acolhimento e atendimento a crianças e adolescentes, com um total de 83.925 vagas, sendo:

Cinco serviços de Casa Lar, com 90 vagas; cinco serviços de Família Acolhedora, com 130 vagas; e 148 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), com 2.220 vagas. Além disso, a rede ainda dispõe de 50 Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), com 3.525 vagas; 39 Serviços de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV), com 3.620 vagas; 463 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA’s), com 68.100 vagas; cinco serviços de Circo Social, com 2.100 vagas; 39 Centros para Juventude (CJ’s), com 4.080 vagas; e um Restaurante Escola com 60 vagas.

collections
Galeria de imagens