Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Projeto Caixa-Estante da SMADS completa um ano com 2.800 livros
Texto: Rafael de Barros Gaspar
Visando proporcionar aos usuários da rede socioassistencial acesso a livros e colaborar com a formação de leitores na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, implantou o Projeto Caixa-Estante nos CRAS.
Iniciado em abril de 2011, o projeto está instalado em 13 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e conta hoje com um acervo de 2.800 livros provenientes da Secretaria de Cultura e doações de munícipes. Os usuários podem ler no local e também tomá-los emprestado.
“É muito importante incentivar as pessoas a conhecer o rico universo da leitura. Acredito que explorar as histórias presentes em cada livro serve como ferramenta para despertar a criatividade e a imaginação dos leitores, além de ser uma peça-chave na inclusão social e educação”, comentou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
A partir desta iniciativa, alguns CRAS, integrados às bibliotecas locais, desenvolvem atividades de modo sistemático, com destaque para a contação de histórias formado por grupos de usuários do CRAS e de serviços conveniados como Centro da Criança da Criança e do Adolescente (CCA) e Núcleo de Convivência de Idosos (NCI).
A usuária do serviço, Jucieni Barboza, conta que teve seu primeiro contato com os livros na unidade da Vila Maria. ”Gostei da iniciativa. Nunca tive o costume de ler. Aqui posso pegar qualquer livro e devolver quando terminar”, declara.
A caixa-estante está implantada nos seguintes CRAS: Santo Amaro, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/ Brasilândia, Perus, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, São Mateus/Sapopemba, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente/Sapopemba, Vista Alegre, Guaianases e Mooca.
“Com este projeto estamos vendo que a leitura pode ser incentivada em vários ambientes e também ser utilizada como uma qualificação do acolhimento nos serviços socioassistenciais.”, ressaltou Regina Dias Brasil, bibliotecária da SMADS.
— SOBRE O CRAS —
O Cras oferece serviços e benefícios diversos à população carente, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Mínima e Cidadã, concessão da carteira do idoso para o transporte interestadual, encaminhamento das famílias para a rede socioassistencial, entre outros.
São 46 equipamentos instalados em todas as regiões da cidade. Nos últimos 12 meses foram realizados mais de um milhão de atendimentos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk