Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quinta-feira, 26 de Abril de 2012 | Horário: 11:53
Compartilhe:

Projeto Caixa-Estante da SMADS completa um ano com 2.800 livros

-

Texto: Rafael de Barros Gaspar

Visando proporcionar aos usuários da rede socioassistencial acesso a livros e colaborar com a formação de leitores na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, implantou o Projeto Caixa-Estante nos CRAS.

Iniciado em abril de 2011, o projeto está instalado em 13 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e conta hoje com um acervo de 2.800 livros provenientes da Secretaria de Cultura e doações de munícipes. Os usuários podem ler no local e também tomá-los emprestado.

“É muito importante incentivar as pessoas a conhecer o rico universo da leitura. Acredito que explorar as histórias presentes em cada livro serve como ferramenta para despertar a criatividade e a imaginação dos leitores, além de ser uma peça-chave na inclusão social e educação”, comentou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.

A partir desta iniciativa, alguns CRAS, integrados às bibliotecas locais, desenvolvem atividades de modo sistemático, com destaque para a contação de histórias formado por grupos de usuários do CRAS e de serviços conveniados como Centro da Criança da Criança e do Adolescente (CCA) e Núcleo de Convivência de Idosos (NCI).

A usuária do serviço, Jucieni Barboza, conta que teve seu primeiro contato com os livros na unidade da Vila Maria. ”Gostei da iniciativa. Nunca tive o costume de ler. Aqui posso pegar qualquer livro e devolver quando terminar”, declara.

A caixa-estante está implantada nos seguintes CRAS: Santo Amaro, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/ Brasilândia, Perus, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, São Mateus/Sapopemba, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente/Sapopemba, Vista Alegre, Guaianases e Mooca.

“Com este projeto estamos vendo que a leitura pode ser incentivada em vários ambientes e também ser utilizada como uma qualificação do acolhimento nos serviços socioassistenciais.”, ressaltou Regina Dias Brasil, bibliotecária da SMADS.

— SOBRE O CRAS —

O Cras oferece serviços e benefícios diversos à população carente, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Mínima e Cidadã, concessão da carteira do idoso para o transporte interestadual, encaminhamento das famílias para a rede socioassistencial, entre outros.

São 46 equipamentos instalados em todas as regiões da cidade. Nos últimos 12 meses foram realizados mais de um milhão de atendimentos.

 

collections
Galeria de imagens