Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 28 de Outubro de 2024 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Olímpiada intergeracional fortalece relação entre idosos e crianças

Idosos e crianças participaram de torneio inspirado pelas Olímpiadas, que celebrou e uniu gerações
Senhor levanta a taça das Olímpiadas do CDI Penha e CCA Gotas de Esperança

Texto: Breno Lopes Santos

Fotos: Arthur Silvestre e Suelyton Viana

A interação entre idosos e crianças pode construir uma relação de aprendizado e convivência, além de fortalecer os laços afetivos. Motivados por essa conexão e inspirados pelo espírito olímpico, o Centro Dia para Idosos (CDI) “Penha” juntamente ao Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) “Gotas de Esperança”, ambos localizados na região da Penha, zona leste da capital, se uniram para realizar uma Olimpíada em que a maior conquista não é a medalha de ouro, mas a união, a confraternização e a criação de laços que perdurem para além da competição.  

Acompanhando o sucesso das Olimpíadas de Paris de 2024, os colaboradores do CDI Penha perceberam a interação entre os idosos atendidos ali, com os jogos. Todos vibraram e torceram juntos por cada medalha conquistada por Rayssa Leal, Rebeca Andrade, Beatriz Souza, e os outros atletas do time Brasil na França. Ali, a equipe viu uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre os acolhidos replicando a competição no local. 

Claudia Conceição, assistente social do serviço, relata a felicidade em fazer parte deste projeto. “Eu gosto muito do meu trabalho. Eles me convidaram para organizar e é muito gratificante ver o quanto eles são participativos e competitivos. Eles estão muito mais unidos, estão lembrando o nome um do outro, perguntando, quando um deles não vem, falam - O que aconteceu com ele? - e isso começou logo após o início das Olimpíadas.” 

O torneio teve seu pontapé em 30 de julho, com todos os jogos realizados dentro do CDI Penha. As modalidades em disputa foram: vôlei adaptado, basquete adaptado, boliche, jogo do reflexo e coordenação motora, golf, tiro ao alvo, futebol de mesa e futebol. Mais de 50 idosos e crianças participaram, divididos em duas equipes, nas cores amarela e verde. 

“Quando a gente tem esses idosos participando, vivendo e vibrando tudo isso que eles estão vivenciando aqui, para a gente é muito gratificante enquanto equipe, trazer um resgate para eles. Um exemplo é a dona Isabel. Em questão de 15 dias, ela melhorou e teve um avanço muito grande, por conta da convivência com os outros idosos.” Ressaltou Elisângela Barbosa Lima, Gerente do CDI Penha  

 

Se para os mais velhos a competição serve como um processo de confraternização, camaradagem e transmissão de conhecimento, para as crianças do CCA, ainda em fase de desenvolvimento e formação da personalidade, a experiência dos idosos serve como porta de entrada para novas ideias e experiências, além de mostrar a esses jovens outras formas de se relacionar com uma geração mais experiente. 

Quem aponta isso é Murilo Henrique, psicólogo do CDI Penha, que evidencia a importância da convivência entre gerações. “Quando a gente faz uma atividade dessas, em que os pequenos conseguem ter esse contato, ter essa proximidade, auxilia eles em seus vínculos familiares. Acontece uma valorização das pessoas da família. Às vezes a criança não conversa muito, aí vem para cá, interage, já volta para casa e fala, e aí, como foi seu dia hoje? É exatamente esse o objetivo do nosso trabalho.”  

A última disputa da Olímpiada CDI/CCA foi realizada em 5 de setembro. Durante todo a competição os resultados foram equilibrados, com vitórias de ambas as equipes e até empates, o que não é um problema, já que o espírito olímpico é sobre celebração, confraternização, união, respeito e harmonia entre os competidores. A entrega das medalhas foi emocionante, com muitos recebendo pela primeira vez uma condecoração, que carrega com sigo uma simbologia especial. A simbologia do amor e do respeito vivido e celebrado durante esses dias por jovens e idosos. 

 

Centro Dia para Idoso  

O Centro Dia para Idoso (CDI) é um serviço destinado a atenção e cuidados de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e com grau de dependência para os cuidados pessoais. O serviço ainda oferta atividades para o fortalecimento de vínculos afetivos, autonomia e inclusão social.  

Contando com uma equipe multidisciplinar para atender aos cuidados deste grupo, a rede socioassistencial conta, atualmente, com 27 CDIs espalhados pela cidade, disponibilizando um total de 810 vagas. 

 

Centro para Crianças e Adolescentes 

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. 

A rede socioassistencial conta atualmente, com 463 CCAs espalhados pela cidade de São Paulo, com um total de 68.340 vagas. 

collections
Galeria de imagens