Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Painel da População em Situação de Rua e Vulnerabilidade Social
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) desenvolveu o Painel de Monitoramento da População em Situação de Rua e Vulnerabilidade para acompanhamento das abordagens e acolhimentos realizados pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atuam em todas as Subprefeituras.
O instrumento foi desenvolvido para subsidiar técnicos e gestores e, agora, também está disponível no site da SMADS para consultas de pesquisadores, acadêmicos e cidadãos interessados.
O painel apresenta indicadores atualizados sobre pessoas em situação de rua atendidas pelos serviços de abordagem social e daquelas que foram acolhidas nos serviços da rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo e mostra um panorama sobre o número de atendimentos e acolhimentos por região na cidade de São Paulo, os tipos de serviços mais procurados e breve perfil das pessoas atendidas com a indicação de faixa etária e sexo.
As abordagens são feitas diariamente pelas equipes treinadas do SEAS, que percorrem as ruas da cidade realizando a busca ativa de pessoas em vulnerabilidade. O Painel, portanto, demonstra um retrato mais preciso das pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo atendidas pela assistência social do município.
Para além da transparência garantida pela ferramenta, de quatro em quatro anos, a SMADS realiza o Censo da População em Situação de Rua. O último, apurado em 2021, e publicado em 2022, mostrou 31.884 pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.
Os dados foram coletados e analisados através de metódico trabalho, realizado por mais de 200 profissionais, que garantiu, assim, que todas as pessoas que se encaixavam na definição de população em situação de rua fossem entrevistadas e/ou contabilizadas, tanto nos logradouros públicos quanto nos serviços da rede socioassistencial do município.
E já estão em curso as tratativas para realização do novo censo da População em Situação de Rua da cidade de São Paulo. O objetivo é identificar o cenário acurado que possibilite a elaboração, adequação e implementação de novas políticas públicas voltadas à população em situação de rua na capital paulista.
CadÚnico
O CadÚnico tem metodologia e objetivo específicos. Não se trata de um censo. Os dados do Cadastro Único das Famílias de Baixa Renda são cumulativos e autodeclaratórios, que podem ser considerados por até dois anos, tempo do prazo de atualização obrigatória, e, portanto, não devem ser utilizados como única fonte de dados para a avaliação sobre a população em situação de rua.
Painel da População em Situação de Rua e Vulnerabilidade Social
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk