Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

CREAS

O QUE É

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.

O CREAS) oferece serviços de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade às famílias e pessoas em situação de risco social, fragilidade ou rompimento dos vínculos familiares, ou que tiveram seus direitos violados por, violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração), deficiência, trabalho infantil, discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; migrantes, práticas de ato infracional,  afastamento do convívio familiar, situação de rua, dentre outras. 

QUANDO SOLICITAR

Quando uma família ou pessoa vivencia situação de risco social e pessoal, violação de direitos, enfrentamento de situações que envolvam a fragilização e rompimento de vínculos familiares, comunitários e/ou sociais e identificar que necessita de atendimento psicossocial, acolhimento, orientações direcionadas para a promoção de direitos, demandando, portanto, atenção especializada e maior articulação com os órgãos de defesa de direitos e outras políticas públicas setoriais.

O acesso aos serviços ofertados nos CREAS é realizado por meio de busca espontânea do usuário, encaminhamentos da rede de proteção social, órgãos de defesa de direitos e pelo Serviço Especializado em Abordagem Social.

PÚBLICO-ALVO

Famílias e indivíduos, acompanhados ou não de crianças e adolescentes, pessoa idosa, pessoa com deficiência, migrantes, mulheres em situação de violência, moradores da cidade de São Paulo que requer acompanhamento especializado, individualizado, continuado e articulado com a rede.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

Não é necessário agendamento para o atendimento;

Comparecer pessoalmente ao CREAS e solicitar atendimento;

O atendimento no CREAS é imediato e não depende de documentação específica. Dependendo de cada caso, o CREAS informará os documentos necessários.

PRINCIPAIS ETAPAS

· O CREAS realizará o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários, promovendo a referência e contrarreferência com os CRAS e CENTRO POP, a fim de realizar o direcionamento correto, conforme fluxos de encaminhamento e processos de trabalho previamente definidos e promovendo a atuação em rede.

· As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial do CREAS são: acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação dos serviços; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços; orientação sociofamiliar; referência e contrarreferência; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da família na sua função protetiva; acesso à documentação pessoal; identificação da família extensa ou ampliada; articulação da rede de serviços socioassistenciais, com os serviços de outras políticas públicas setoriais, interinstitucional e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; elaboração de relatórios e/ou prontuários; estímulo ao convívio familiar, grupal e social; fortalecimento das redes de apoio; dentre outros.

· Além de realizar atendimento direto, o CREAS coordena a rede de serviços da assistência social de média e alta complexidade em seu território e atua de forma articulada com instituições como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e outras instituições de defesa de direitos.

A seguir, veja os CREAS em cada região de São Paulo:

CENTRO

ZONA NORTE

ZONA SUL

ZONA LESTE

ZONA OESTE


  Link para a página de políticas públicas e serviços para pessoas em situação de rua.