Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Raízes da Identidade: Uma celebração a quem somos
Por: Bianca Lopes
Valorização da diversidade! Esse foi o foco da exposição "Mundo Antirracista", realizada pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Beija-Flor, localizado no Jardim Esmeralda, na zona oeste. O evento inspirado em projeto socioeducativo realizado ao longo do ano pelo CCA, teve como base o livro "Meu Crespo é de Rainha", obra que trabalha a sensibilização profunda e consciente das crianças sobre abordando questões raciais e a importância da autoaceitação.
Educadora envolvida no projeto, Joyce Gomes explicou como surgiu a ideia. "Escolhemos o livro ‘Meu Crespo é de Rainha’, onde se fala um pouco de vários tipos de cabelo e penteados. Esse livro serviu para que eles se identificassem. No momento da leitura, eles conseguiam assimilar, ‘olha o cabelo igual da fulana, de trança, igual da professora’. Assim, puderam perceber suas próprias identidades refletidas nas histórias."
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos foram incentivados a se engajar ativamente na criação de bonecas e livros personalizados. Essas criações não apenas expressam suas identidades individuais, mas também celebram a cultura e fortalecem a autoestima.
Cada peça e história criada foi uma oportunidade valiosa para que as crianças explorassem e refletissem sobre temas essenciais, como diversidade, igualdade e respeito mútuo, construindo um entendimento mais amplo sobre a importância de aceitar e valorizar as diferenças.
As crianças do CCA Beija-Flor posam em frente a exposição - Foto: Bianca Lopes/SMADS
A exposição, portanto, foi mais que uma mostra artística, sendo também o resultado do trabalho coletivo realizado por crianças, educadores e voluntários que se uniram pela formação de uma sociedade em empatia e tolerância com o diferente, por meio de um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Além disso, a iniciativa serve como um convite à comunidade para refletir sobre as próprias práticas e atitudes em relação às questões raciais, ressaltando a necessidade de um diálogo contínuo e construtivo.
Rede Socioassistencial
O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A rede socioassistencial conta atualmente, com 463 CCAs espalhados pela cidade de São Paulo, com um total de 67.980 vagas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk