Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 2 de Junho de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

SASF Tremembé promove integração através da magia das brincadeiras

Atividades lúdicas e momentos de integração marcaram o encerramento da Semana do Brincar

Por: Larissa Rodrigues


A Semana do Brincar chegou ao fim na última sexta-feira (30), e o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) fechou esse período de defesa e celebração do brincar, com um dia repleto de atividades lúdicas e diversão para as crianças atendidas pelo equipamento. A proposta foi propiciar um momento de integração, alegria e fortalecimento de vínculos por meio de brincadeiras tradicionais e dinâmicas.

Divididas em dois times, equipe verde e equipe amarela, as crianças participaram das atividades, que incluíram brincadeiras clássicas como dança das cadeiras, a divertida brincadeira do caranguejo, o desafio melódico "Qual é a música?", além de um momento de contação de história, no qual cada criança contribuía com uma parte da narrativa, encantando e estimulando a imaginação de todos.

Crianças particpam da 'brincadeira do caranguejo' no SASF Tremembé - Foto: Larissa Rodrigues/SMADS
 

No placar, os vencedores foram os participantes do time verde. “Foi muito legal as brincadeiras que proporcionaram para nós, e meu time ganhou!”, comemorou animadamente Eduardo Gabriel, de 12 anos. Mas, o espírito esportivo e de harmonia prevaleceu e ao final das disputas, todas as crianças foram reconhecidas como campeãs e receberam doces como premiação.

Mais do que uma competição, a equipe do SASF elaborou um dia com o objetivo de valorizar a participação, a colaboração e o espírito de equipe entre os jovens.

“Muito legal, gostei muito das brincadeiras. Foi muito legal hoje e eu também gostei de ficar junto com todo mundo”, declararam os irmãos Benjamin Santos de Jesus, de 10 anos, e Yasmin de Jesus Teixeira, de 8 anos.
 

Semana do Brincar

A Semana do Brincar é uma data celebrada anualmente, realizada pelo Núcleo da Primeira Infância, da Prefeitura de São Paulo. Nela, serviços da rede socioassistencial e das demais Secretarias Municipais, preparam atividades e ações especiais que proporcionam, para crianças e famílias, a experiencia e o aprendizado das brincadeiras.

O objetivo é, principalmente, resgatar os tempos de infância das famílias e ressaltar as crianças o direito das brincadeiras e da convivência em grupo, garantindo a união de laços afetivos e valorizando a primeira infância.

SASF 

O SASF é um serviço voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade, que tem como finalidade fazer o acompanhamento e monitoramento desses núcleos familiares, que são encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

O objetivo desse equipamento é contribuir e prevenir o surgimento de novos casos, ou que os problemas já existentes se agravem, e desencadeiem no rompimento de vínculos familiares e sociais, identificando demandas das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e inserção na rede de proteção social, entre outros.

Atualmente a SMADS conta com 68 serviços dessa tipologia, distribuídos pela cidade de São Paulo, com 68 mil vagas disponíveis.

collections
Galeria de imagens