Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
SEAS IV Lapa promove inclusão social através da cultura
Por: Marianne Seixas
Desde a implementação, em 2016, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) IV Lapa, especializado em abordagens em cenas de uso de substâncias psicoativas, investe em ações que vão além das abordagens diárias, buscando fortalecer os vínculos com a população em situação de vulnerabilidade e estimular a reinserção social. Uma dessas iniciativas são os passeios culturais, que ocorrem de duas a três vezes por mês e oferecem aos atendidos a oportunidade de conhecer espaços culturais importantes da cidade de São Paulo.
Os passeios são planejados pela equipe técnica do serviço, e levam em consideração sugestões dos próprios atendidos, garantindo assim que as atividades sejam de interesse e relevância para o público. Desde o início do projeto, eles já foram a diversos locais, como o Museu do Ipiranga, Museu do Futebol, Theatro Municipal, Pico do Jaraguá, Parque Villa-Lobos, entre outros. Muitos desses espaços foram visitados mais de uma vez, consolidando essa como uma ação contínua de fortalecimento e inclusão.
Atendidos pelo SEAS IV posam durante passeio - Foto: Acervo SMADS
Cada passeio conta, em média, com a participação de 10 pessoas, e o transporte é realizado com a van do próprio serviço, que também organiza a comunicação com os locais para definir as melhores datas e garantir a recepção adequada do grupo. Durante as visitas, além da experiência cultural, os atendidos têm a oportunidade de se afastar temporariamente das cenas de uso de substâncias psicoativas, favorecendo momentos de lazer, aprendizado e socialização, que contribuem diretamente para o bem-estar emocional.
Para a gerência do SEAS IV Lapa, essas atividades desempenham um papel fundamental na construção de conexões mais sólidas. “As atividades representam uma estratégia utilizada por nossa equipe para estabelecer e fortalecer os vínculos com os nossos atendidos”, destaca Adson Farias. Além disso, os passeios culturais contribuem significativamente para melhorar a abordagem social no território, reforçando o papel do serviço na oferta de oportunidades e no estímulo à construção de novos projetos de vida para essas pessoas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk