Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Terça-feira, 27 de Maio de 2025 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Semana do Brincar une autocuidado, empoderamento e geração de renda no SASF Dom Mário Gurgel

Na Semana do Brincar, o serviço promoveu um momento divertido e afetuoso entre crianças e responsáveis, através do 'Dia da Beleza'.

Por: Larissa Rodrigues

A Semana do Brincar chegou ao Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) Dom Mário Gurgel, localizado no Lauzane Paulista, na zona norte da cidade. Como parte da programação especial, foi promovido na última segunda-feira (26), o 'Dia da Beleza', uma ação voltada ao bem-estar e autoestima das famílias atendidas pelo serviço.

A atividade contou com a participação das alunas da Oficina de Tranças Afro, que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, tendo como "clientes" especiais suas filhas, netas e outras crianças sob seus cuidados. Assim, o encontro se transformou em um momento de conexão, cuidado e aprendizado intergeracional.

Cleonice da Conceição de Oliveira, 71, é uma das frequentadoras da oficina. Com entusiasmo, ela compartilhou sua experiência: "Eu me senti segura em fazer a trança rasteira, porque na boneca estava difícil. Aí hoje eu fiz a trança na Fernanda.” Com um sorriso no rosto, ela completou: “Eu gosto de vir aqui, é uma distração e um aprendizado, apesar de já ter 71 anos. Não penso em trabalhar porque já sou aposentada, mas é bom aprender, para fazer nas amigas e na filha.”

Dona Cleonice trança o cabelo de uma das jovens atendidas pelo SASF Dom Mário Gurgel - Foto: Larissa Rodrigues/SMADS

O Dia da Beleza foi pensado não apenas como uma ação estética, mas como uma experiência de autocuidado, fortalecimento de vínculos e empoderamento feminino. As tranças feitas pelas próprias participantes nas crianças e adolescentes que frequentam o espaço não só embelezaram, como também contribuíram para a autoestima das novas e velhas gerações, mostrando a importância da valorização da identidade.

Ao final da atividade, Geralda Moisés Flora, 48, responsável pela Oficina, conduziu uma roda de conversa com as trancistas. O espaço foi aberto para que as participantes tirassem dúvidas, trocassem experiências e refletissem sobre o mercado de trabalho. Foram abordados temas como precificação justa dos serviços, considerando os custos com materiais e mão de obra, e também estratégias para que o aprendizado possa se tornar uma fonte de renda e autonomia financeira.

"Eu, particularmente, amo essa turma. Elas são muito legais e muito participativas. Temos uma diversidade de idades, sendo a mais nova com 13 e a mais velha com 75 anos, e eu sinto que todas abraçaram a oficina. Para mim, isso é muito prazeroso.” expressou com orgulho, Geralda.


SASF 

O SASF é um serviço voltado para famílias com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade, que tem como finalidade fazer o acompanhamento e monitoramento desses núcleos familiares, que são encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

O objetivo desse equipamento é contribuir e prevenir o surgimento de novos casos, ou que os problemas já existentes se agravem, e desencadeiem no rompimento de vínculos familiares e sociais, identificando demandas das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e inserção na rede de proteção social, entre outros. Atualmente a SMADS conta com 68 serviços dessa tipologia, distribuídos pela cidade de São Paulo, com 68 mil vagas disponíveis.

collections
Galeria de imagens