Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Semana do Brincar une autocuidado, empoderamento e geração de renda no SASF Dom Mário Gurgel

Por: Larissa Rodrigues
A Semana do Brincar chegou ao Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) Dom Mário Gurgel, localizado no Lauzane Paulista, na zona norte da cidade. Como parte da programação especial, foi promovido na última segunda-feira (26), o 'Dia da Beleza', uma ação voltada ao bem-estar e autoestima das famílias atendidas pelo serviço.
A atividade contou com a participação das alunas da Oficina de Tranças Afro, que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, tendo como "clientes" especiais suas filhas, netas e outras crianças sob seus cuidados. Assim, o encontro se transformou em um momento de conexão, cuidado e aprendizado intergeracional.
Cleonice da Conceição de Oliveira, 71, é uma das frequentadoras da oficina. Com entusiasmo, ela compartilhou sua experiência: "Eu me senti segura em fazer a trança rasteira, porque na boneca estava difícil. Aí hoje eu fiz a trança na Fernanda.” Com um sorriso no rosto, ela completou: “Eu gosto de vir aqui, é uma distração e um aprendizado, apesar de já ter 71 anos. Não penso em trabalhar porque já sou aposentada, mas é bom aprender, para fazer nas amigas e na filha.”
Dona Cleonice trança o cabelo de uma das jovens atendidas pelo SASF Dom Mário Gurgel - Foto: Larissa Rodrigues/SMADS
O Dia da Beleza foi pensado não apenas como uma ação estética, mas como uma experiência de autocuidado, fortalecimento de vínculos e empoderamento feminino. As tranças feitas pelas próprias participantes nas crianças e adolescentes que frequentam o espaço não só embelezaram, como também contribuíram para a autoestima das novas e velhas gerações, mostrando a importância da valorização da identidade.
Ao final da atividade, Geralda Moisés Flora, 48, responsável pela Oficina, conduziu uma roda de conversa com as trancistas. O espaço foi aberto para que as participantes tirassem dúvidas, trocassem experiências e refletissem sobre o mercado de trabalho. Foram abordados temas como precificação justa dos serviços, considerando os custos com materiais e mão de obra, e também estratégias para que o aprendizado possa se tornar uma fonte de renda e autonomia financeira.
"Eu, particularmente, amo essa turma. Elas são muito legais e muito participativas. Temos uma diversidade de idades, sendo a mais nova com 13 e a mais velha com 75 anos, e eu sinto que todas abraçaram a oficina. Para mim, isso é muito prazeroso.” expressou com orgulho, Geralda.
SASF
O SASF é um serviço voltado para famílias com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade, que tem como finalidade fazer o acompanhamento e monitoramento desses núcleos familiares, que são encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O objetivo desse equipamento é contribuir e prevenir o surgimento de novos casos, ou que os problemas já existentes se agravem, e desencadeiem no rompimento de vínculos familiares e sociais, identificando demandas das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e inserção na rede de proteção social, entre outros. Atualmente a SMADS conta com 68 serviços dessa tipologia, distribuídos pela cidade de São Paulo, com 68 mil vagas disponíveis.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk