Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência leva conscientização à estação de trem do Itaim Paulista

Por: Marianne Seixas
Romper o silêncio e sensibilizar a população sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Com esse objetivo, o Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV) Souzinha, atuante no extremo lesta da cidade, está promovendo a ação "Maio Laranja na linha", na estação Itaim Paulista da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A atividade ocorreu no dia 15, e será repetida nos dias 22 e 29 de maio, reforçando as ações do mês da campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil.
Durante a ação, a equipe do serviço conversa com as pessoas que passam pela estação, distribuindo materiais informativos e orientando sobre os diversos tipos de violência, os canais de denúncia como o Disque 100, e os serviços da rede socioassistencial disponíveis na cidade de São Paulo.
Informar é uma das formas mais potentes de combater a violência. Segundo os dados de atendimento da rede, muitas das violências ocorrem no ambiente doméstico e são praticadas por pessoas do convívio familiar. Falar sobre o tema ajuda a quebrar barreiras, ampliar o acolhimento e garantir o acesso aos serviços de proteção.
Orientadora do SPVV Souzinha conversa com homem na Estação Itaim Paulista - Foto: Acervo SMADS
Para Vanessa Regina, gerente do SPVV, ações como essa são importantes para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. “Falar sobre violência e mostrar que existem canais de denúncia e espaços de atendimentos como o SPVV, Conselhos Tutelares, o CREAS e outros equipamentos que garantem a escuta qualificada, sigilo e proteção às vítimas é essencial.” declara.
Além das ações na estação, o SPVV Souzinha também promove ações e debates em serviços da rede socioassistencial do território com o objetivo de apresentar os riscos da internet e os impactos do ambiente digital na segurança de crianças e adolescentes. Além disso, o serviço realiza diálogos com a rede de educação da região, envolvendo escolas, professores, pais e responsáveis, sempre com foco na prevenção, identificação e combate às violências.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk