Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA INFANTOJUVENIL MONTEIRO LOBATO

Biblioteca Infantil Municipal foi criada em 14 de abril de 1936 como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura elaborado por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura.

Inauguração da Biblioteca Monteiro Lobato, 1936

Inauguração da Biblioteca Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Lenyra Fraccaroli, 1936

É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e precursora de outras similares, tanto no município como no interior do estado de São Paulo, graças à educadora  e bibliotecária Lenyra Camargo Fraccaroli, que, além de dirigir a biblioteca até 1960, também incentivou e supervisionou a construção de bibliotecas infantis em vários bairros da capital.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

A fotografia mostra a lateral direita do prédio da Biblioteca Municipal Infantil "Monteiro Lobato", vendo-se ainda parte do jardim.
Fotógrafo: Desconhecido. Data: 1946
Acervos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Paulo

A voz da Infancia

 A biblioteca começou em uma casa na Rua Major Sertório, onde se iniciaram atividades para atrair as crianças em torno do livro e da leitura, tais como: coleções de selos e moedas antigas, sala de jogos, sala de revistas, A Voz da Infância (jornal feito pelas crianças de 1936 a 1948), hora do conto e sessões de cinema sonoro. O escritor Monteiro Lobato tinha como parte de sua rotina ir à  para contar histórias para as crianças.

O espaço ficou pequeno pela alta freqüência de crianças e, em 1945, a biblioteca mudou-se para a antiga casa do senador Rodolfo Miranda, na Rua General Jardim, onde hoje existe a praça da biblioteca.

Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato

Nesse novo espaço as atividades foram ampliadas e em 1947 foi criada uma sala destinada às crianças cegas, a seção braile, que atualmente funciona no Centro Cultural São Paulo, e também foram iniciados os Congressos de Literatura Infantil e Juvenil. No mesmo terreno foi construído o atual edifício, projetado pelo arquiteto Hentz Gorham, da Divisão de Arquitetura do Município de São Paulo e a construção ficou a cargo do Escritório de Engenharia Joaquim Procópio de Araújo.  O prédio atual da biblioteca, na Rua General Jardim, 485, foi inaugurado em 24 de dezembro de 1950.

Monteiro Lobato era um dos autores preferidos dos frequentadores da biblioteca, e cada visita sua era uma festa. Foi homenageado em vida várias vezes, como quando recebeu o convite para ser patrono do Grêmio Juvenil de Cultura da Biblioteca, em 1943. Em 1955, a biblioteca passou a denominar-se Monteiro Lobato em sua homenagem, sendo ele um escritor que tanto encanta crianças, jovens e adultos.

TIMOL – Teatro Infantil Monteiro Lobato

Nesse prédio moderno, o acervo de livros foi aumentando e novas atividades foram criadas: sala de artes, discoteca, seção de livros raros, teatro de Bonecos, o acervo Monteiro Lobato, a Academia Juvenil de Letras, programação de peças de teatro, sala de vídeo, banco de textos teatrais, visitas monitoradas com escolas e tantas outras.  Em 1965 surgiu o TIMOL – Teatro Infantil Monteiro Lobato, a partir do desejo das crianças e jovens que freqüentavam a Biblioteca de fazerem teatro. Sob a liderança de Iacov Hillel, criança fundadora do Grupo, os pequeninos ocuparam uma sala da Biblioteca e ali iniciaram suas atividades; este espaço, que por muitos anos foi conhecido como a Sala do TIMOL, é hoje o Auditório Lúcia Lambertini. Ao longo dos primeiros dezoito anos de existência o Grupo foi orientado sempre por um dos seus integrantes, o que fez com que suas características essenciais fossem mantidas. 

Em janeiro de 2008, pelo Decreto nº 49.172 passou a denominar-se Biblioteca Pública Infanto-Juvenil Monteiro Lobato e em dezembro de 2016, pelo Decreto nº 57.528, Biblioteca Pública Municipal Infanto-Juvenil Monteiro Lobato .

 

Datas e Legislação referentes à biblioteca:
Criação: Decreto nº 861/35 de 30 de maio de 1935
Inauguração: 14 de março de 1936
Denominação: Lei nº 4.793 de 15 de setembro de 1955 (pdf)
Alteração de denominação: Decreto no 49.172, de janeiro de 2008 (pdf) e Decreto no 57.528, de 12 de dezembro de 2016  (pdf)

Transferência para subprefeitura: Decreto nº 42.772 de 3 de janeiro de 2003 (pdf)
Criação de SMB: Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005 (pdf)
Transferência para SMC: Decreto nº 48.166 de 2 de março de 2007 (pdf)

logo SMB

Monteiro Lobato